Curvas radicais, declives extremos e até risco de deslizamentos são características das estradas mais perigosas do mundo, segundo o site francês Architectural Digest. E para os aventureiros, muitas valem a pena por serem a única maneira de visitar pontos com uma bela vista, por exemplo. Mas é preciso ir ciente — e de preferência acompanhado por um guia — porque a maioria dessas rotas é uma combinação de perigos.
Estrada das 99 curvas – China O risco constante de terremotos já seria suficiente para colocar essa estrada, a quase dois mil metros de altitude, como uma das mais perigosas, mas ela vai além: ao todo, são 99 curvas fechadas na estrada que fica no Parque Nacional Monte Tianmen, no centro da China.
Rodovia Sichuan-Tíbet – China Construída na década de 1950, acredita-se que milhares de motoristas tenham morrido ao passar por essa estrada que apresenta risco de deslizamentos de terra e avalanches. Por lá, são inúmeras curvas entre montanhas imponentes.
Túnel de Guoliang – China Escavada diretamente na rocha, o Túnel de Guoliang é muito popular porque oferece uma vista de tirar o fôlego, por isso, mesmo cheia de curvas estreitas e cegas na face do penhasco, ônibus, carros e scooters passam frequentemente por essa estrada.
Passo do Stelvio – Itália A Europa também reserva rotas perigosas. Localizada na fronteira entre a Itália e a Suíça, a estrada tem cerca de 75 curvas fechadas e é considerada pela revista Top Gear como uma das melhores do mundo para dirigir uma Ferrari. Mas isso não é recomendado à noite e nem com mau tempo.
Passagem do Gois – França Essa ponte, que liga a ilha de Noirmoutier ao continente, fica submersa pelas águas do Atlântico duas vezes por dia. Por isso, é preciso checar os horários das marés antes de se aventurar por ela.
Estrada da Morte – Bolívia Como o próprio nome já diz, a Estrada da Morte, nas Yungas, no norte da Bolívia, era conhecida por uma grande quantidade de acidentes fatais na década de 1990. As mortes diminuíram já que o trânsito na região foi regulamentado, mas ainda ocorrem. A estrada tem 200 curvas acentuadas, falésias, risco de deslizamentos de terra e quedas de rochas.
Rodovia Cotahuasi Canyon – Peru Localizada no sul do Peru, o passeio por lá pode durar até 12 horas. É considerado o terceiro cânion mais profundo do mundo, a estrada não é totalmente pavimentada e é recomendada apenas a veículos 4×4. Na época das chuvas, o tráfego é proibido.
Estrada de Katu-Yaryk – Rússia Situado a uma altitude de 1.200 metros, na região siberiana de Altai, a estrada que é caminho para chegar no topo da montanha Katu-Yaryk é reservada a veículos 4×4, pois é quase toda composta por britas e não possui proteção lateral. O percurso envolve também a travessia de pequenas ribeiras e encostas.
Estrada de Zoji La – Índia Uma das mais conhecidas pelo perigo constante, a estrada de terra que atravessa os Himalaias, a cordilheira mais alta do mundo, não possui grades e sinalização, sofre constantes deslizamentos e chega a atingir mais de 3.350 metros de altitude. Mesmo tendo apenas nove quilômetros de extensão, ela é intransitável durante o inverno.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.