Connect with us

Lucas do Rio Verde

Saae realiza coleta mensal para monitoramento do Rio Verde

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, busca sempre contribuir com o meio ambiente no município. Com isso, nesta quarta-feira (13), técnicos da autarquia realizaram pontos de coleta de água superficial no corpo receptor do rio Verde, com o objetivo de monitorar os parâmetros ambientais físico-químico e microbiológico nos locais, seguindo os critérios exigidos pelos órgãos fiscalizadores e normativos.

Os parâmetros que foram realizados no Rio Verde foram o pH (potencial hidrogeniônico), oxigênio dissolvido e a temperatura da amostra in situ, utilizando-se de uma sonda, que mostra os resultados instantaneamente, implantando um controle e monitoramento das águas do Rio. Os demais ensaios são realizados internamente no laboratório terceirizado.

(Foto: )

O efluente final tratado nas estações deve garantir e atender os padrões de qualidade e que preconizam os padrões do Conama 430/2011 e Conama 357/2005. O tratamento de esgoto doméstico se dá em locais denominados Estações de Tratamento de Esgoto – ETE, que têm por objetivo reduzir a quantidade das cargas orgânicas presentes no efluente bruto, através de processos químicos e biológicos.

“As coletas aqui no manancial são realizadas mensalmente para que o Saae assegure a qualidade dos serviços prestados à população. Além das análises que são realizadas pelo laboratório externo terceirizado, a nossa equipe também realiza análises periódicas de monitoramento com o intuito de otimizar a operação e garantir a qualidade dos serviços prestados, desse modo para realizar as análises ambientais são utilizados equipamentos adquiridos pela autarquia”, destaca Cassio Rayol, técnico em química do Saae.

(Foto: Ascom Prefeitura)

Diversos fatores são atribuídos para obter resultados satisfatórios, como: conhecimento do corpo receptor, características do efluente bruto e tratado, monitoramento dos parâmetros a jusante e montante do ponto de lançamento, capacidade de autodepuração do Rio, diluição do corpo d’água, legislação ambiental vigente e consequências do lançamento do efluente.

Dentre as ações, coleta, análise, disposição do resultado e proposta de melhoria quando necessário, o Saae visa levar informações para a melhoria da salubridade do recurso hídrico disponível para o consumo humano e assegurar condições de vida fecunda vindo dessa fonte indispensável.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança programação dos 21 dias de Ativismo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, lançou, nesta quinta-feira (21) a campanha “21 Dias de Ativismo”. Realizada mundialmente com foco no fim da violência contra a mulher, a ação começou no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, e terminará no dia 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Esses 21 dias para nós é muito simbólico, pois trata com um olhar mais aprofundado sobre essa temática. Além das ações que vão acontecer em várias unidades de saúde, educação, na assistência social propriamente, nós queremos destacar sobre o Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que é um documento que foi construído no intuito de trazer cada vez mais clareza dentro da rede de atendimento, que é aquela que pontualmente tem o primeiro encontro com a mulher que foi vítima de violência. Nós já iniciamos as principais capacitações com os profissionais que trabalham com esse documento, que é um material técnico, bem ilustrativo, que traz o fluxograma de todos os encaminhamentos que precisam ser dados, então isso solidifica ainda mais as ações que a gente desenvolve em relação ao atendimento à mulher, que é uma grande preocupação do município”, explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti.

O Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência pode ser acessado através do link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/files/226/166755111420241031162030.pdf

A programação contará com diversas ações gratuitas e abertas ao público como apitaço, intervenções artísticas, oficinas, rodas de conversas e palestras, como a que acontecerá no dia 25 de novembro, no auditório da Prefeitura, sobre “A evolução histórica dos direitos das mulheres e os fatores que moldaram a luta pela igualdade”.

“Nós já avançamos muito ao longo dos anos, mas ainda temos o que conquistar. Digo isso não só para desenvolver políticas públicas voltadas à mulher, mas também a conscientização, a sensibilização da nossa sociedade. Infelizmente, ainda são os homens os grandes responsáveis por todos os tipos de violência contra a mulher e a gente precisa tratar isso de uma forma diferente. Então a gente convida toda a sociedade luverdense para participar da palestra que será ministrada pela delegada Janira Laranjeira, que vem realmente para mostrar à comunidade como que é essa evolução e o que realmente a gente precisa fazer pra tentar diminuir esses índices”, contou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Karime Souto

As ações no município luverdense contam com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e forças de segurança.

Sobre a campanha

A iniciativa foi criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Confira a programação completa no anexo abaixo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora