Connect with us

MUNDO

Rússia promete reação militar após envio de mísseis britânicos a Kiev

Publicado

em

Míssil britânico do modelo Storm Shadow enviado a Kiev
Reprodução/Flickr

Míssil britânico do modelo Storm Shadow enviado a Kiev


A Rússia se posicionou diante da confirmação de que o Reino Unido fornecerá mísseis de cruzeiro de longo alcance para a Ucrânia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, pelo ministro da Defesa britânico.

A resposta russa foi dada durante um entrevista coletiva por telefone realizada por Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin, onde ele afirmou que o país terá uma reação “adequada” das Forças Armadas de Moscou.

“Uma atitude muito negativa. Será necessária uma resposta adequada das nossas Forças Armadas, que tomarão as decisões necessárias neste contexto do ponto de vista militar”, disse o porta-voz da Presidência.


A declaração de Peskov foi feita após o ministro britânico Ben Wallace confirmar o envio de mísseis Storm Shadow para Kiev. Este é um projétil de cruzeiro com a chamada “capacidade stealth”, que permite diminuir a própria existência nos sistemas de observação inimigos.

“Hoje posso confirmar que o Reino Unido está doando os mísseis Storm Shadow para a Ucrânia”, disse, acrescentando que o fornecimento complementa o envio de outros sistemas, como os mísseis Himars e Harpoon. Além disso, ele afirmou que esses projéteis ajudarão os ucranianos a “rebater as forças russas em seu território”.

O Storm Shadow foi desenvolvido de maneira conjunta entre Reino Unido e França e é, comumente, lançado do ar. Com um alcance de voo de 250 quilômetros, ele só fica atrás da capacidade dos sistemas de mísseis táticos do exército de superfície (Atacms), produzidos nos Estados Unidos e que a Ucrânia pede há muito tempo.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora