Connect with us

MUNDO

Russa que protestou contra guerra em TV é condenada a 8 anos de prisão

Publicado

em

Marina Ovsyannikova, de 45 anos, exibiu um cartaz criticando a invasão russa na Ucrânia durante transmissão ao vivo em televisão
Reprodução / X

Marina Ovsyannikova, de 45 anos, exibiu um cartaz criticando a invasão russa na Ucrânia durante transmissão ao vivo em televisão

A repórter russa que protestou contra a guerra na Ucrânia durante transmissão ao vivo em uma TV estatal foi condenada a oito anos de prisão por espalhar “notícias falsas” sobre o Exército russo.

Em março de 2022, Marina Ovsyannikova, de 45 anos, apareceu exibindo uma cartaz de protesto durante um noticiário noturno, com os dizeres “Parem a guerra” e “Eles estão mentindo para você”. Quatro meses depois, a repórter foi condenada por outro protesto que fez fora do Kremlin. Na ocasião, ela segurava uma faixa com os escritos “Putin é um assassino. Seus soldados são fascistas”.

De acordo com a procuradoria de Moscou, “o tribunal condenou Ovsyannikova a oito anos e seis meses de prisão, a serem cumpridos numa colônia penal de regime geral”.

Marina, no entanto, não compareceu à sentença e fugiu da Rússia no ano passado, após escapar da prisão domiciliar com sua filha de 11 anos, em direção à Europa. A “fuga” se deu duas semanas após as autoridades russas colocarem o nome da mulher na lista de procurados, sugerindo que ela estaria foragida.

Antes da sentença que a condenou, Marina disse que as acusações contra ela são “absurdas e com motivação política”. “Eles decidiram me açoitar por não ter medo e por chamar as coisas pelos seus nomes”, disse ela nessa terça (3).

“Claro, não admito minha culpa. E não nego nenhuma de minhas palavras. Fiz uma escolha moral muito difícil, mas a única correta em minha vida, e já paguei um preço alto o suficiente por isso”, acrescentou Marina.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora