Policiais militares do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) prenderam, na noite desta quarta-feira (21.08), dois homens suspeitos por tráfico de drogas ilícitas, no bairro Três Barras, em Cuiabá. As equipes apreenderam dois veículos, um tablete de maconha e outros quatro tabletes de pasta base de cocaína, além de outras porções do mesmo entorpecente.
Os militares receberam denúncia informando que um homem, em um veículo Renault Duster, estaria comercializando drogas nas proximidades do campo de futebol do bairro. Após ronda na região, as equipes localizaram o veículo e flagraram o suspeito, de 23 anos, correndo para dentro de uma residência.
Ao ser abordado e questionado quanto à denúncia, ele afirmou que estaria vendendo drogas na região. Durante busca veicular, os policiais localizaram embaixo do banco um tablete de substância análoga à maconha e R$ 819 em espécie.
Em seguida, ainda no mesmo bairro, os policiais militares da Rotam avistaram o condutor de um veículo HB 20, em atitude suspeita, que saiu bruscamente com carro.
Os militares acionaram os sinais sonoros e luminosos das viaturas, no entanto o homem fugiu em alta velocidade, dando início a uma perseguição policial. As equipes conseguiram abordar o suspeito, de 18 anos. Com ele, foram encontrado duas porções de pasta base de cocaína. Questionado quanto aos documentos, o suspeito alegou que estavam em sua residência.
Os policiais militares se deslocaram ao local e lá fizeram a apreensão de uma balança de precisão e diversos materiais para fracionamento e armazenamento das drogas. Os policiais ainda apreenderam quatro tabletes de pasta base de cocaína.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Conselheiro-relator, Campos Neto. Clique aqui para ampliar.
Por unanimidade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável às contas anuais de governo, exercício de 2023, dos municípios de Barra do Garças, Santo Antônio do Leste e São José do Povo. Sob relatoria do conselheiro Campos Neto, os balanços foram apreciados na sessão ordinária desta terça-feira (5).
Conforme o relator, a Prefeitura de Barra do Garças apresentou um cenário satisfatório em seu desempenho fiscal, tendo em vista que houve excesso de arrecadação e economia orçamentária. Além disso, constatou-se superávit de execução orçamentária, considerando os créditos adicionais abertos mediante uso da fonte superávit financeiro apurado no exercício anterior, assim como suficiência financeira para a quitação das obrigações de curto prazo.
“No que tange à Previdência constatou-se adimplência das contribuições previdenciárias dos segurados e patronais devidas ao RPPS e que o ente encontra-se regular com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP)”, acrescentou o conselheiro.
Já a gestão de Santo Antônio do Leste demonstrou controle na aplicação de recursos nas diferentes áreas. “Acentuo que, na manutenção e desenvolvimento do ensino, o município destinou o correspondente a 34,76% do total da receita resultante dos impostos, percentual superior aos 25% previstos na Constituição Federal”, salientou Campos Neto.
No que se refere às contas de governo de São José do Povo, o conselheiro reconheceu uma boa gestão orçamentária e aplicação de recursos dentro do que estabelece a legislação. “Na remuneração do magistério da Educação Básica em efetivo exercício, constatou-se a aplicação do correspondente a 109,68% dos recursos recebidos por conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cumprindo o percentual mínimo de 70% disposto em lei.”
Diante do exposto, o relator votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação dos três balanços, com recomendações aos gestores, dentre elas a adoção de medidas, visando ao atendimento de 100% dos requisitos de transparência, em observância aos preceitos constitucionais e legais.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br