Connect with us

Cuiabá

Rosário Oeste e Jangada aderem ao APP Turismo Cuiabá e ampliam a oferta de atrativos entre municípios do Consórcio

Publicado

em

Como parte da programação da Semana Mundial do Turismo, as Prefeituras dos municípios de Rosário Oeste e Jangada assinaram um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Turismo da capital, tornando-se membros do Aplicativo Turismo Cuiabá.

Com mais de 2 milhões de downloads, o App já disponibiliza mais de 600 pontos e atrações turísticas em Cuiabá, oferecendo aos turistas experiências que incluem igrejas, cervejarias, balneários, museus e culinária local. Com a adesão dos municípios, a lista passa a incluir roteiros de cachoeiras, cavernas, arqueologia e turismo rural pertencentes a Jangada e Rosário Oeste.

De acordo com o Secretário de Turismo de Cuiabá, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, a iniciativa faz parte da estratégia da gestão de Emanuel Pinheiro para fomentar não apenas Cuiabá, mas todos os municípios que compõem o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá.

“O App foi criado para facilitar a vida dos nossos turistas. É basicamente um mapa de bordo que mostrará as melhores opções para os mais diversos públicos que nos visitam. Entretanto, nosso objetivo é entregar ainda mais opções que principalmente agreguem crescimento econômico para os nossos vizinhos, em especial aos que compõem o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá”, explicou.

A ideia, segundo o prefeito de Rosário, Alex Steves Berto (União), contribuirá efetivamente com as ações do município. “Estamos com diversas frentes de trabalho para alavancar nosso turismo, que é rico em atrativos, mas precisa trilhar um caminho para se consolidar como gerador de renda na área. Fazer parte dessa rede de apoio fará toda a diferença para nós, cidadãos rosarienses. O que todos podem esperar é uma vasta opção para conquistar o coração dos que vierem nos conhecer”, enfatizou o prefeito.

Já para o prefeito de Jangada, Rogério Almeida (PP), a adesão será essencial para voltar ao mapa das cidades turísticas. Atualmente, a cidade possui o título de município com o maior pastel do Brasil.

“Somos conhecidos por termos os pasteis mais saborosos e o maior do Brasil. Além disso, estamos em terceiro lugar entre os sítios arqueológicos mais importantes das Américas. E embora tenhamos esses e diversos outros atrativos, não fazemos mais parte do mapa que impulsiona o turismo mato-grossense e brasileiro, por isso vemos essa parceria como uma oportunidade de voltarmos para o mapa e, com isso, escrevermos uma nova história de geração de renda para Jangada”, destacou o prefeito.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora