Connect with us

BRASIL

Rosana Mokdissi, a artista goiana que marca presença em exposições internacionais

Publicado

em

Rosana Mokdissi, a artista goiana que marca presença em exposições internacionais
Redação GPS

Rosana Mokdissi, a artista goiana que marca presença em exposições internacionais

Única integrante da família a se aventurar no universo artístico, Rosana Mokdissi representa o Goiás em grandes exposições internacionais. Natural de Anápolis , ela escolheu Brasília, desde 1989, para chamar de lar.

Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis e em Design de Interiores pelo Iesb, a goiana é artista plástica há duas décadas e, ao longo dos anos, além de desenvolver projetos artísticos, buscou aprimoramento e novas experiências na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em aulas com o pintor Sérgio Fingermann e workshops com Charles Watson.

Atualmente com uma exposição individual na Caixa Cultural Brasília, intitulada O Gesto como Ponto de Partida, Rosana já passou pelo Museu de Arte de Brasília – MAB, com curadoria de Wagner Barja e Renata Azambuja, além das mostras internacionais como na Bienal de Firenze e em duas edições da Bienal de Roma, onde foi premiada em 3º lugar na categoria de pintura abstrata.

Foto: Cortesia/Gilberto Evangelista

A artista também já expôs na 12ª Mostra Mercato d’Arte Contemporanea na Padova Fiere, na Itália, e foi premiada em competição da Telefônica Brasil.

Em conversa com o GPS|Brasília, Rosana contou que seu processo criativo é baseado no trabalho. “Isso de processo criativo é dado a muita romantização. O trabalho artístico, ao contrário do que acontece com todas as profissões, não nasce de uma demanda clara por parte dos outros, em resumo. Sendo assim, o artista, qualquer um, tira energia de si e daquilo que vai fazendo” , comentou.

A goiana também compartilhou sobre como surgiu a ideia da mostra Rosana Mokdissi – O Gesto como Ponto de Partida.

“A exposição nasceu da vontade de apresentar uma parte de uma grande quantidade de trabalhos realizados. Tem uma hora que o melhor a fazer é colocá-los para fora do atelier. Surgiu disso e das minhas conversas com o Agnaldo Farias, curador da exposição e que acompanha o meu trabalho”, compartilhou.

Sendo assim, estão expostas na Caixa Cultural Brasília as 33 obras realizadas pela artista entre 2020 e 2023. No ano passado, a mostra foi exposta na Caixa Cultural de São Paulo.

The post Rosana Mokdissi, a artista goiana que marca presença em exposições internacionais first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora