Connect with us

MATO GROSSO

Rondonópolis: Passeio ciclístico chama atenção para um trânsito mais seguro

Publicado

em

Com intuito de sensibilizar a sociedade sobre um trânsito mais seguro o 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) em parceria com o SEST SENAT, Rotary Club, CDL, Prefeitura Municipal e a Ciclo Sport realizaram o passeio ciclístico “Juntos Salvamos Vidas”. Mais de 1000 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos pedalaram 8 quilômetros pelas ruas da cidade.
 
Segundo a juíza do 2º Juizado Especial Cível e Criminal, Tatyana Lopes de Araújo Borges, o passeio foi realizado no último sábado (6), mas a ideia surgiu há um ano. O objetivo é criar nos demais atores sociais empatia para com os ciclistas, que estão mais expostos a acidentes, promovendo assim a conscientização da população de que todos são responsáveis pela paz no trânsito.
 
“É muito comum aportar no juizado acidentes de menor potencial ocorridos no trânsito. O passeio ajudou o trabalho de conscientização social. Encontramos casos de pessoas que dirigem sem habilitação ou de forma imprudente, então durante o evento aproveitamos a oportunidade para falar sobre um trânsito mais seguro”, contou.
 
A magistrada também destacou que outro objetivo do evento foi incentivar a prática do esporte. “Tivemos uma grande adesão da população, principalmente de famílias, já que crianças acima de 7 anos puderam pedalar o evento. Conseguimos doações e patrocínios e sorteamos 20 bicicletas para os presente, além de entregarmos 500 camisetas para os primeiros participantes inscritos. Fizemos um trabalho de divulgação nas escolas e aproveitamos para levar informações sobre um trânsito mais seguro”, informou. “Foi um evento muito gostoso, que tem tudo para acontecer no próximo ano”, antecipou.
 
#ParaTodosVerem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Imagem colorida. Participantes na linha de largada para o passeio ciclístico.
 
Larissa Klein 
Assessoria de Imprensa CGJ-MT 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Fórum do Patrimônio Mato-grossense vai debater preservação de bens culturais em MT

Publicado

em

Por

O 1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense vai debater abordagens e práticas para a preservação de bens culturais em Mato Grosso na segunda e terça-feira (11 e 12.11), no teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá. O evento contará com palestras e mesas redondas sobre conservação e restauro, parcerias e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural, dentre outros temas.

A abertura oficial, que acontece na segunda (11), às 8h20, contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Homem Brasileiro (IHB) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As instituições são parceiras na realização do Fórum.

Dividida em três eixos de abordagem, a programação aborda práticas de projeto e execução, políticas públicas e parcerias, e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia. Os temas serão conduzidos e debatidos por renomados profissionais de arquitetura e urbanismo, de história e de arqueologia de Mato Grosso e de outros estados do Brasil.

O Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo, participa da mesa redonda sobre políticas públicas e parcerias público-privadas, na segunda (11) e também apresenta a palestra “Influência estrangeira na arquitetura cuiabana”, na terça (12).

Ao final do evento, será um protocolo de intenções de políticas públicas para preservação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso.

O Fórum contará também com exposição de gravuras de bens tombados no Estado, dentre as quais o Grande Hotel, Museu Residência dos Governadores, Cadeia Pública e Mercado do Peixe. As imagens são do acervo da Secel e estarão dispostas no foyer do teatro do Sesc Arsenal.

Além de profissionais do setor e sociedade em geral, participam do evento representantes dos municípios mato-grossenses que possuem centros históricos, com Cáceres, Diamantino, Poconé, Poxoréu e Vila Bela da Santíssima Trindade.

As inscrições já foram finalizadas, entretanto aqueles que não conseguiram se inscrever podem adicionar seu nome na lista de espera (clique aqui), que serão convocados por ordem de inscrição, conforme recebimento de comunicado de desistências.

Confira a programação completa no site www.caumt.gov.br (link AQUI)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora