Pelo segundo ano consecutivo, a Comarca de Rondonópolis (217 km de Cuiabá), por meio da Vara Especializada da Infância e Juventude em parceria com a Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Justiça Comunitária e 1ª Subseção da OAB-MT, realiza entre os dias 14 e 29 de setembro, da campanha “Opção pela Vida”, iniciativa que faz parte da campanha “Setembro Amarelo”.
As ações são direcionadas à comunidade escolar do ensino médio, incluindo alunos, professores e diretores de escolas estaduais e militares, tendo este ano a inclusão de atividades específicas voltadas aos adolescentes em conflito com a lei atendidos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
“Estaremos proporcionando a esses meninos para que, de fato, se sintam integrados. Que todos participem desta programação e que, depois da liberação de cada um deles, tenham uma nova visão e perspectiva de vida”, apontou Maria das Graças Gomes da Costa, que é juíza titular da Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis.
A programação terá início no dia 14 de setembro com a “Caminhada Opção Pela Vida”, promovendo a união da comunidade em torno dessa causa com concentração na Praça dos Correios. No encerramento, previsto para 29 de setembro, a “Pedalada pela Vida” simbolizará o compromisso contínuo de todos com a valorização da vida e a inclusão social.
Além das atividades físicas, a campanha inclui ações como a participação de estudantes, de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e da comunidade em eventos relacionados ao Dia Mundial do Meio Ambiente, limpeza de rios e visita a abrigos de animais. Essas atividades reforçam a importância do respeito ao meio ambiente e ao próximo, promovendo o sentimento de pertencimento e responsabilidade compartilhada.
Outra ação será a presença desse público em uma sessão na Câmara de Vereadores de Rondonópolis, quando terão a oportunidade de ver como funciona o processo legislativo e discutir temas de interesse. “É muito importante, em ano eleitoral, que eles saibam como e onde estão depositando seus votos, mesmo não sendo necessariamente eleitores de Rondonópolis”, destacou a juíza.
Além disso, haverá uma ação social no Lar Cristão e palestras no auditório da subseção da OAB-MT em Rondonópolis, nos dias 26 e 27 de setembro, e por fim, a realização de uma pedalada.
Setembro Amarelo – Iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), em colaboração com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, a campanha “Setembro Amarelo” visa quebrar o silêncio e o tabu em torno de temas como a saúde mental e a prevenção ao suicídio.
Em Rondonópolis, a campanha “Opção pela Vida” tem o objetivo de, além promover a valorização da vida, abordar a socialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Por meio dessa Semana de Socialização, idealizada como parte da campanha, o objetivo é sensibilizar a comunidade para desmistificar a figura do adolescente em conflito com a lei de modo a acolhê-los por meio do desenvolvimento de políticas inclusivas e a sociedade pode desempenhar um importante papel na construção de um futuro mais justo e acolhedor para esses jovens. “Para que essa ressocialização seja efetiva, é necessário o envolvimento ativo de toda a sociedade”, apontou a magistrada.
Programação:
14 de setembro
7h: Caminhada “Opção Pela Vida” – Concentração na Praça dos Carreiros
Local: Praça dos Carneiros até a Praça Brasil
20 de setembro
8h: Trilha Ecológica no Juvam
Local: Horto Florestal
21 de setembro
6h30: 10º Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau
Local: Ribeirão Arareau
23 de setembro
8h: Visita ao Abrigo de Animais
Local: Centro Integrado de Bem-estar Animal de Rondonópolis (Cibear) “Osvaldo Pereira Beltramini”
24 de setembro
8h: Ação Social dos Adolescentes no Lar Cristão
25 de setembro
13h: Adolescentes assistindo à Sessão da Câmara de Vereadores de Rondonópolis
26 de setembro
19h: Palestra “Opção Pela Vida” e apresentação artística com o Grupo Reluz
Local: Auditório da 1ª Subseção da OAB/Rondonópolis
27 de setembro
19h: Palestra e Louvor com Rodrigo K. B. Gonçalves
Local: Auditório da 1ª Subseção da OAB/Rondonópolis