Connect with us

BRASIL

Rodovia entre Brasil e Chile deve aproximar relações na América Latina

Publicado

em

As obras de execução da Ponte da Bioceânica estão 30% avançadas
Divulgação

As obras de execução da Ponte da Bioceânica estão 30% avançadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um importante anúncio no Rio de Janeiro, declarando que as obras referentes à grande rodovia a qual conectará o Brasil ao Chile, passando pela região da selva paraguaia, conhecida como “inferno verde” está oficialmente incluídas no novo conjunto de investimentos futuros.

O governo federal estima investir pelo menos R$ 368 milhões para viabilizar a construção de infraestrutura no lado brasileiro da Ponte Bioceânica, que se estenderá entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai.

Os recursos também serão alocados para restauração total da BR-267, especificamente no trecho entre o distrito de Alto Caracol e Porto Murtinho

A série de empreendimentos integra o pacote de iniciativas de melhorias viárias inserido na nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujo anúncio foi formalizado pelo presidente Lula da Silva durante a cerimônia ocorrida no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (11).

A concretização do trecho brasileiro da Rota Bioceânica, tem como principal objetivo estabelecer conexões entre os portos de Santos (SP), no Brasil, e Iquique e Antofagasta, no Chile .

O trajeto será de 3,4 mil quilômetros em sua totalidade e atravessará igualmente o território do Paraguai, incluindo a desafiadora região do Chaco (também conhecida como Pantanal Paraguaio ), bem como partes da Argentina.

Os estudos conduzidos pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) evidenciam que a megaestrada tem potencial para encurtar consideravelmente a distância das rotas marítimas em exportações brasileiras destinadas à Ásia, com uma redução de mais de 9,7 mil quilômetros.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora