O Inmet informou que as áreas afetadas podem ser atingidas por chuvas com intensidade de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também há risco de alagamentos e “pequenos deslizamentos” em locais com áreas de risco.
Entre os lugares que estão sob alerta, estão a região metropolitana do estado e a Baixada Fluminense.
Nova Iguaçu e São João do Meriti também têm alerta máximo para temporais, de acordo com as defesas civis municipais. Ao menos cinco pessoas morreram nos municípios em decorrência das tempestades dos últimos dias.
A Defesa Civil do Rio de Janeiro colocou a cidade em estágio 4 de riscos meteorológicos, em uma escala que vai de 0 a 5. Belford Roxo, onde uma pessoa morreu, também foi marcada como estágio 4.
“A gente pede que as pessoas evitem, no dia de hoje, se deslocar pela cidade, por mais que a Avenida Brasil já esteja liberada”, afirmou Paes na tarde deste domingo. A avenida, uma das principais da cidade, tinha ficado bloqueada por conta das chuvas.
Niterói também tem alerta para novas tempestades e, embora não tenha registrado óbitos, a cidade sofreu com deslizamentos, enchentes e quedas de árvores.
De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), o risco hidrológico é alto ou muito alto na capital, nas regiões metropolitana, Serrana, Sul, Noroeste, Costa Verde e na Baixada Fluminense. Também há chances de ocorreram alagamentos e inundações.
O risco é baixo a moderado nas outras partes do estado.
Já o risco de deslizamentos de terra na capital, nas regiões metropolitana, Serrana, Sul, Costa Verde e na Baixada Fluminense é alto ou muito alto.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.