Connect with us

MATO GROSSO

Ribeirinho Cidadão leva recreação para crianças de Estirão Comprido e São Pedro de Joselândia

Publicado

em

Atividades recreativas promovem momentos de alegria, diversão, lazer e descontração para crianças que moram nas comunidades de Estirão Comprido e São Pedro de Joselândia, distritos da zona rural do município de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, que estão sendo assistidas pelos diversos serviços de Justiça, saúde e cidadania na 17° edição do Ribeirinho Cidadão 2024.
 
Uma sala especial foi montada para receber as crianças que podem realizar várias atividades e brincadeiras, como pinturas, jogos eletrônicos, assistir desenhos, leitura de livros infantis, além de brincadeiras com jogos educativos e músicas lúdicas.
 
Essas atividades são realizadas por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP/MT), em conjunto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), parceiros da 17° edição do Projeto Ribeirinho Cidadão 2024.
 
Para muitas dessas crianças, este momento é único, pois oportuniza várias opções para atividades de lazer e cultura, já que o pacato distrito ainda é carente de estrutura, e o acesso fica limitado pela grande distância até o município de Barão de Melgaço.
 
O ponto de diversão das crianças também ajuda os pais que podem deixar seus filhos em um ambiente seguro de diversão, enquanto são atendidos pelos diversos serviços oferecidos no projeto Ribeirinho Cidadão.
 
Outra atividade educativa, foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito com informações repassadas às crianças sobre condutas seguras no trânsito, cores das placas e sinalização, travessia na faixa de pedestre, além de atividades lúdicas interativas sobre o trânsito.
 
Os pré-adolescentes também tiveram opções de diversão, através do óculos de realidade virtual (VR) que oferece uma experiência interativa com a tecnologia, que possui elementos simulados, como se existissem no mundo real. Esse ambiente pode ser baseado em filmes, videogames, ou criado do zero.
 
O palhaço Lelé Picolé Curimpampam, personagem criado pelo policial ambiental lotado no Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Marcelo Luciano Pereira Campos, também garantiu a diversão das crianças com a realização de várias brincadeiras e dinâmicas com os pequenos.
 
Outro parceiro que também promoveu diversão foi o personagem Jacaré do Barco da Marinha do Brasil que integra uma dinâmica de atividade educativa que ensina os pequenos sobre o processo de escovação correta dos dentes.
 
As atividades e atendimentos foram realizados até o dia 13 de abril, das 9h às 12h, e das 13 às 17 horas, na Escola Estadual Maria Silvino Peixoto de Mouro, no distrito de São Pedro de Joselândia.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem, foto 1: Mostra um palhaço andando na grama com várias crianças ao seu redor. Foto 2: Mostra duas crianças sentadas assistindo um desenho animado na tela do computador. Foto 3: Mostra uma criança com equipamento óculos de realidade virtual. Foto 4: Mostra um palhaço sentado rodeado de crianças.
 
Carlos Celestino/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende investigado por estupro de vulnerável de irmã em Cáceres

Publicado

em

Por

Um jovem, investigado por estuprar a irmã em Cáceres (a 225 km de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município (DEDM), nesta quinta-feira (21.11).

A prisão integra os trabalhos da Operação Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para coibir violências contra crianças e adolescentes.

O investigado, de 19 anos, foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável, decretado pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres.

Conforme a delegada da DEDM de Cáceres, Paula Gomes Araújo, as investigações apontam que a vítima, atualmente com 14 anos, era abusada sexualmente pelo irmão mais velho desde os 9 anos de idade.

Diante da ordem judicial expedida, os policiais civis da DEDM realizaram diligências e localizaram o procurado, que foi conduzido para as providências cabíveis e encaminhado para a Cadeia Pública.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora