Chegou ao fim mais uma rodada do Campeonato Brasileiro . Enquanto na parte de cima da tabela, Botafogo e Palmeiras seguem firmes na luta pela liderança, na parte de baixo, o Fluminense perdeu mais uma e divide o chamado Z4 com Grêmio, Corinthians e Atlético-GO. Acompanhe um resumo do que aconteceu de mais importante em uma das competições mais disputadas do mundo.
Entre os destaques desta rodada está a interminável crise vivida pelo Fluminense. Após empatar com o Internacional na estreia do técnico Mano Menezes e encerrar uma sequência de cinco derrotas seguidas, o tricolor voltou a perder. O atual campeão da Copa Libertadores foi derrotado pelo Fortaleza neste domingo por 1 a 0, gol de Lucero, na Arena Castelão, na capital cearense.
Foi a décima derrota do Fluminense em 15 rodadas. Na lanterna do Brasileirão, o time de Mano vai permanecer nesta posição mesmo que vença seu próximo jogo, contra o Criciúma, em Santa Catarina, na quinta-feira, já que o 19º colocado no Brasileiro tem 11 pontos, quatro a mais do que o Fluminense.
Em Porto Alegre, o retorno do Internacional ao Beira-Rio, após as enchentes no Rio Grande do Sul, não vai ficar na memória do torcedor colorado como uma boa lembrança. Com um futebol pouco eficiente, a equipe gaúcha acabou perdendo por 2 a 1 para o Vasco.
Sem vencer há quatro jogos, o Inter continua com 19 pontos, na metade da tabela, porém, com dois jogos a menos que a maioria dos seus concorrentes. O time gaúcho reencontrou sua torcida após 70 dias, mas foi uma volta fria, acompanhando a temperatura de 11 graus, com sensação térmica de sete e uma leve garoa. Ao final, os mais de 33 mil torcedores vaiaram o time como protesto.
Outro destaque foi o Botafogo , que ultrapassou o Palmeiras e segue perseguindo o Flamengo de perto. Com belos gols, todos de fora da área, o Fogão arrasou o Atlético-MG pelo placar de 3 a 0. A equipe carioca aproveitou a vantagem numérica ao longo da maior parte do jogo para impor seu domínio no Engenhão, no Rio de Janeiro, e confirmar seu bom momento na temporada.
O resultado manteve o Botafogo na briga pela liderança da tabela. O time soma 30 pontos, apenas um atrás do líder Flamengo, que tropeçou na rodada – empatou com o Cuiabá. Já o Atlético acumulou seu terceiro jogo seguido sem vitória. Com 18 pontos, figura na 12ª colocação da tabela.
Mais dois placares elásticos também chamaram atenção neste domingo. Em Minas Gerais, o Cruzeiro goleou o Corinthians e, no Rio Grande do Sul, o Juventude levou a melhor diante do Grêmio, no clássico gaúcho. Ambos os jogos também terminaram 3 a 0 para os anfitriões.
Confira abaixo os resultados e o público de mais uma rodada do Brasileirão:
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.