A criação de Escola de Formação de Motorista em Parceria com o Governo do Estado, a construção do rodoanel na área metropolitana e a situação do roubo de cargas em Mato Grosso foram temas centrais de reunião dos representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no estado de Mato Grosso (Sindmat) com o governador Pedro Taques e os secretários Marcelo Duarte, de Infraestrutura e Seneri Paludo, de Desenvolvimento Econômico e Regional. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (30.11), no Palácio Paiaguás.
Uma das maiores preocupações do setor de transportes de cargas é a segurança nas estradas, já que em 2014 foram registrados 199 roubos de cargas no estado, segundo o assessor de Segurança do Sindmat, Leovaldo Salles. Um dos problemas apontados é a questão da jurisdição das delegacias. Salles explica que a agilidade na solução dos crimes é dificultada pelo fato do roubo ser investigado apenas no município em que ocorreu.
Com a criação pelo Governo do Estado de um departamento que vai centralizar as informações e cuidar especificamente de roubo e furto de cargas, dentro da delegacia especializada da área, a expectativa do setor é que tenha uma redução considerável nesse tipo de crime.
Logística
Outra preocupação do setor, o Rodoanel, é considerada uma obra essencial por tirar o fluxo pesado de Cuiabá. O secretário de Infraestrutura, Marcelo Duarte, explica que esta obra começará na chegada de Cuiabá pela BR-163, no sentido norte do estado, passa pelo distrito de Passagem da Conceição e chega até o Sinuelo, num trajeto de 52 km. O projeto da obra será licitado ainda este ano, afirma o secretário, e após um prazo estimado de 4 a 6 meses para elaboração do projeto executivo será feita a licitação da obra.
Um bom projeto é essencial para o sucesso da obra, por isso precisa ser feito com muito cuidado, com empresa de primeiro nível e este foi o motivo da anulação do processo licitatório feito ano passado, por não ter seguindo as normas, explica Marcelo Duarte. “Nós temos R$100 milhões em caixa para esta obra. O custo total da obra é de R$350 milhões, mas com o que temos é possível fazer esses 52 km em pista simples e posteriormente, buscaremos recursos para a finalização e duplicação”.
A regularização do Conselho Estadual de Transporte, responsável pela regulamentação de políticas públicas do setor, foi outro tema abordado. “O setor de transporte é amplo e estratégico e é importante o aumento de participação neste conselho. A reestruturação já é prevista em lei mas passa por normas e decretos que precisam ser editados. É uma estratégia importante para ouvir a sociedade e quem está usando nosso sistema de transporte para que possamos aperfeiçoá-lo”.
O governador demonstrou interesse em firmar uma parceria no projeto apresentado pelo presidente da Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, sobre a escola de formação de motoristas. O curso de qualificação e reciclagem ajudará no treinamento de motoristas com temas como direção, mecânica, além de palestras instrutivas sobre o uso de drogas e bebidas. “O cavalo mecânico é um equipamento extremamente sofisticado e quem dirige uma carreta tem um patrimônio de 800 mil em média. Conduzir uma carreta não é igual dirigir um carro. Este tipo de veículo tem 90 toneladas e é essencial o conhecimento para preservar a vida do motorista e da sociedade que está na estrada, já que um acidente pode causar uma tragédia muito grande”.
A preocupação do setor de transporte com a paralisação do Detran foi discutida, já que a situação tem preocupado empresários que precisam documentar os veículos. O presidente da Sindmat falou ainda sobre as melhorias e obras que estão sendo realizadas nas estradas estaduais e considerou que a reunião com o governador e secretários foi produtiva pela possibilidade de discutirem assuntos importantes para o setor de transporte, essencial para a economia produtiva do pais.
Fonte: Governo MT – MT