O 23º encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) começa nesta terça-feira (24), para discutir a reconstrução do SUAS. O evento, sediado em Recife (PE), reúne secretários municipais de Assistência Social, bem como coordenadores e representantes. Serão três dias de programação, com encerramento na quinta-feira (26). Representando Sinop, estará presente a secretária Scheila Pedroso, acompanhada de coordenadoras da Proteção Social Básica e Especial.
O tema central proposto é “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”. Entre os palestrantes do primeiro dia estão o secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, a doutora em Serviço Social, Professora Aposentada da PUC/RS, Berenice Rojas Couto, bem como demais representantes municipais e autoridades.
A extensa programação abordará assuntos relacionados ao financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS); políticas públicas e proteção social aos migrantes; integração operacional entre o SUAS e o Sistema de Justiça; regulamentação e atuação do SUAS; papel estratégico do CRAS na atuação intersetorial para a integralidade da proteção social; Assistência Social, Educação e Saúde: experiências intersetoriais no campo da proteção social no SUAS; trabalho Infantil e novas estratégias de enfrentamento e vários outros temas que precisam ser discutidos para melhorias do SUAS.
O CONGEMAS encerra com a conferência “Pacto Federativo e agenda coletiva para a reconstrução do SUAS e ampliação da proteção social”, mediada pelo ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e pela assistente social, Marcia Lopes.
No início deste mês ocorreu a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Cuiabá, reunindo representantes das secretarias de Assistência Social, comunidade e entidades municipais a nível estadual, para debater “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, tema que também foi discutido na Conferência Municipal de Sinop, em julho deste ano.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT