Servidores da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, representantes da comunidade e de entidades de Sinop participarão, em Cuiabá, da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento começa nesta quarta-feira (4), às 18h, e segue até sexta-feira (6), para avançar na discussão do tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, também debatido na Conferência Municipal, em julho deste ano.
O objetivo da Conferência é avaliar a situação atual da Assistência Social e propor mudanças, melhorias e possíveis ações para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Para isso, são debatidos cinco eixos, sendo eles: eixo 1- financiamento; 2- Controle Social; 3- articulação entre segmentos; 4- serviços, programas e projetos; 5- benefício e transferência de renda.
O evento contará com a palestra Magna: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, ministrada pela assistente social especializada na área da Criança e Adolescente, Márcia Helena Lopes. Entre os participantes de Sinop foram delegados tanto representantes governamentais, da sociedade civil como trabalhadores do SUAS, de entidades vinculadas à política de Assistência Social e ainda dos usuários dos serviços ofertados pela secretaria.
Na quinta-feira (5), haverá uma palestra para síntese das Conferências Municipais realizadas em todo o estado, bem como será feita apresentação das propostas e discussão de emendas às deliberações sistematizadas. Na sexta-feira votação das deliberações por eixo e das moções. Por fim, eleição de delegados para a Conferência Nacional.
Em julho mais de 100 usuários dos serviços da Assistência Social de Sinop participaram da Conferência Municipal. O evento foi realizado no Clube dos Idosos São Francisco e reuniu a população atendida nos CRAS e CREAS, as equipes técnicas das unidades de Proteção Social Básica e Especial, servidores do Cadastro Único e Conselho Municipal de Assistência Social.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT