Para o diretor do Departamento de Segurança Pública de Nova Mutum, Luiz Carlos Gonçalves, a troca de experiências entre gestões públicas tende a reduzir o tempo de implantação do programa na cidade vizinha, além de fortalecer a segurança pública em âmbito regional.
“Por ter saído na frente, à equipe técnica de Sorriso adquiriu uma expertise com relação a todas as fases do programa. Não é exagero afirmar que Sorriso é uma referência para as demais cidades. Hoje viemos conhecer um pouco mais sobre a configuração dos equipamentos elétricos, tipos de postes de concreto e os modelos dos braços de suporte para fixação das câmeras”, pontua Gonçalves que na oportunidade estava acompanhado por profissionais do departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Nova Mutum.
Durante a reunião, José Carlos Moura apresentou dados referentes ao monitoramento, além de explicar sobre as especificações das câmeras subdivididas entre fixas, Speed Domes (capazes de captar imagens em 360 graus a uma distância de até 2 quilômetros) e as OCRs que fazem a leitura de placas e monitoram veículos em tempo real.
“A tecnologia se tornou o maior aliado das forças de segurança contra a criminalidade, e a iniciativa do governo do Estado em adquirir 15 mil câmeras e repassá-las aos municípios demonstra isso”, avalia Moura.
O secretário relembrou, ainda, que em 2021 o Município de Sorriso implantou o Programa Sorriso + Segura, oportunidade em que foram instaladas mais de câmeras em diferentes pontos do perímetro urbano. Naquele mesmo ano, o Município também contava com 420 câmeras instaladas em várias repartições públicas e que, também auxiliavam no monitoramento de ruas, praças, avenidas, entre outros espaços de uso coletivo.
“O zelo com a segurança pública sempre foi uma determinação expressa do prefeito Ari Lafin. Aliás, foi graças a esse posicionamento que o Município se tornou uma referência em colaboração técnica com os órgãos de segurança subordinados ao governo estadual e também à União. Aprendemos muitos e hoje estamos compartilhando nossa experiência com as cidades coirmãs, fortalecendo a segurança pública e proporcionando a tranquilidade que os munícipes merecem”, finaliza o secretário.
Vigia Mais MT
Lançado em março de 2023, o programa Vigia Mais MT é uma iniciativa do governo de Mato Grosso. Ao todo, são previstos a destinação de R$ 30 milhões para aquisição de 15 mil câmeras de monitoramento.
Os equipamentos já estão sendo repassados aos 141 municípios do estado. Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, a renda per capita e os índices de criminalidade. Já os pontos de instalação são definidos com base em estudos técnicos e análises de dados criminais e plano de ações estratégicas elaboradas pelos órgãos de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.