Connect with us

Cuiabá

Relatório preliminar da equipe de plantão da Saúde aponta problemas com escala de médicos, falta de medicamentos e insumos e problemas para transferência de pacientes

Publicado

em

Foi apresentado ainda na madrugada de 1º de janeiro de 2024 relatório da equipe plantonista designada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, para garantir o atendimento 24 horas nas unidades de saúde de Cuiabá. O levantamento aponta ausência de medicamentos, até mesmo de dipirona e de soro, além de problemas pontuais com a escala de médicos. A gestão da saúde foi retomada pela Prefeitura de Cuiabá nesta segunda-feira (1).

O relatório elenca problemas com o sistema de informação da Saúde em Cuiabá, falhas na transferência de pacientes, além de questões estruturais nas farmácias do município. O apontamento indica uma série de melhorias que terão de ser feitas após a Intervenção na Saúde da Capital.

O levantamento abarcou as Policlínicas da Morada do Ouro, Pascoal Ramos, Jardim Leblon e Verdão e ainda a Policlínica do Pedra 90. Já na atenção terciária, os dados foram coletados no Hospital Municipal de Cuiabá (HM). As informações integram um amplo relatório do cenário atual assinado pelo especialista em saúde, Oscarlino Alves e o médico Anderson de Souza Ferreira Torres Araújo, designados no dia 31 de dezembro (último dia da intervenção do Estado) pelo gestor do Município.

NO HMC a escala dos profissionais da saúde está regular, seguindo a um planejamento que havia sido apresentado judicialmente ao Tribunal de Justiça em janeiro de 2023, alguns meses antes da segunda ordem judicial que entregou ao Estado a administração da Saúde.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, há medicamentos faltando, mas serão substituídos por outro do mesmo princípio ativo, o que irá garantir que a população seja atendida. Já o estoque de medicamentos é para no máximo, 20 dias.

“Imediatamente à retomada, determinei que uma equipe me entregasse uma detalhada avaliação para que a Prefeitura de Cuiabá possa efetuar a sua atribuição, gerenciar a saúde municipal. Temos a ciência de que muito há de ser feito e iremos prestar contas à população de todas as medidas que iremos implementar trazendo o quadro real para o domínio público”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

ESCALA DE PLANTÃO DOS MÉDICOS

Segundo o relatório, existem problemas pontuais de falta de médicos nos plantões e com prejuízos ao tempo de espera dos usuários.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

O sistema de informações mostrou-se inoperante nas 04 (quatro) UPAs e Policlínica do Pedra 90 desde antes o período de Natal, causando problemas generalizados no fluxo de atendimento geral e farmácia (dispensação e controle de estoque), ou seja, tudo no manual.

PROBLEMAS PARA TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES

Na área de psiquiatria pacientes são recebidos em surto para contenção e estabilização, com dificuldade unânime de transferência à referência que é o Hospital Adauto Botelho. Relatos das unidades que estes pacientes são recorrentes e chegam a ficar até 10 dias internados nas UPAS (box de emergência).

Nas demais áreas a exemplo da cardiologia e urologia, pacientes ficam dias aguardando vagas para transferência à referência.

FARMÁCIAS

Faltam diversos itens nas farmácias (medicamentos e insumos) que acabam comprometendo o funcionamento regular das unidades.

Leia aqui o relatório completo

FALTA DE MEDICMANETOS E INSUMOS POR UNIDADE DE ATENDIMENTO:

Upa SUL

Acetilcisteina 20 mg/ml – sachê

Betametasona 5 mg/ml + 2mg/ml – ampola

Cefalexina 500 mg- comprimido

Dexclorfeniramina 4 mg/ml – xarope

Escopolamina 10 mg- comprimido

Ibuprofeno 300 mg – comprimido

Loratadina 1 mg/ml – solução

Loratadina 10 mg – comprimido

Ondansetrona 8 mg – comprimido

Prednisolona 3 mg/ml – 100 ml – solução

Suxametônio 100 mg –ampola

Suxametônio 500 mg – ampola

Glicose 5 % (soro glicosado) – 250 ml

Glicose 5 % (soro glicosado) – 500 ml

Iodopolividina ( PVPI)

Água destilada 1 L

Água destilada 5L

Luva PP

Scalp 19

Scalp 21

Tubo endotraquel com balão nº 7,5 – 8,0 – 9,0 – 9,5

Sonda de nasogastrica longa n º 16

Sonda de nasogastrica longa n º 18

Sonda de nasogastrica longa n º 6

sonda uretral n º 10

sonda uretral n º 14

Sonda uretral n º 16

Sonda uretral n º 20

Sonda de aspiração traqueal nº 08

Sonda de aspiração traqueal nº 14

Sonda de aspiração traqueal nº 18

Sonda de aspiração traqueal nº 20

Cloreto de sódio 500 ml

Medicamentos em falta na farmácia UPA VERDÃO – REMUME:

Paracetamol 750mg

Ibuprofeno 300mg

Ibuprofeno gotas

Escopolamina 10mg cp

Cefalexina 500mg – cp

Acetilcisteína solução

Sulfato ferroso cp

Propanol 40mg

Acetilcisteína xarope

Prolopa+levodopa

Sinvastatina 20mg

Sinvastatina 40mg

Metformina 500mg

Nistatina + óxido de zinco

Medicamentos em falta fora da REMUME:

Dexclorfeniramina cp

Dexclorfeniramina solução

Nimodipino 30mg

Loratadina cp e suspensão

Albendazol suspensão

Sacarato ferrico

Fenoterol

Suxametonio 100 mg

Suxametonio 500mg

Dimenidrato – dramim

Elotin

Hidralazina 50mg

Tenoxicam 20 mg,

Betametasona beta 30

Aerolim spray

Acetilcisteina sachê

Doxazosina 2mg

Cimetidina ampola

Escopolamina simples

Ivermectina cp

Polimixina b

Cefepime 1g

Aciclovir ampola

INSUMOS:

Equipo azul p dieta

Máscara de aerossol c espaçador

Luva estéril 6.0 7.0 6.5 7.5

Campo cirúrgico

Dispositivo para incontinência urinária

Upa Morada

Dipirona 500 mg

Diclofenaco comp

Metformina comp

Clopidogrel comp

Soro de 500 ml

Noripurum

Betatrinta injetável

Upa Verdão

Vit C

Complexo B

Soro 500

Cefalexina

Dipirona

Noripurum

BetaTrinta

Acetilcisteina xarope

Upa Leblon

Dramin

Soro 500

BetaTrinta

Noripurum

Upa Sul

Vit C

Soro 500

BetaTrinta

Noripurum

Vit C

Complexo B

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora