A semana foi intensa com muita garra e competição para os policiais que participam da 11º Jogos da Polícia Civil, realizados entre os dias 25 de outubro a 11 de novembro, pela Academia de Polícia (Acadepol), na Capital.
Durante toda a semana, as equipes se reuniram na disputa de diferentes modalidades esportivas como futsal, voleibol, basquetebol, vólei de areia, futebol, tênis e natação.
Na primeira parcial dos jogos, a equipe da Regional de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) lidera a competição com 425 pontos, seguido da equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá com 240 pontos e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) com 200 pontos.
Os jogos seguem durante esta semana com competições de futevôlei, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB); tênis de mesa, no Ginásio Dom Aquino: atletismo na UFMT; truco e xadrez, Sindicado de Investigadores de Polícia (Sinpol); xadrez, no Clube de Xadrez, no Shopping Goiabeiras e montain bike na Acadepol.
Os jogos encerram, no sábado (11), com a competição mais esperada, a de tiro policial, que acontecerá, na Acadepol.
O coordenador dos jogos, investigador e professor Claudinei Farina, destacou que as equipes estão muito animadas e as disputas estarão ainda mais acirradas durante esta semana com objetivo de conseguir o melhor ludar no pódio na somatória de pontos, no final da competição.
“É um momento de confraternização, reencontrar os amigos, porém dentro de campo, as disputas são para valer e ninguém quer ficar para trás e todos estão correndo para alcançar o melhor resultado”, disse.
Claudinei também agradeceu a colaboração de todos is os patrocinadores que acreditaram e estão apoiando o evento. “Temos que valorizar todo esse apoio, sem o qual essa grande competição não seria possível”, ressaltou.
A realização dos jogos contam com apoio da Associação dos delegados de Polícia (Amdepol), Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepo), Sindicato dos Investigadores de Polícia (Sinpol), Sindicato dos escrivães de Polícia (Sidepojuc), Lojas Martinello, Clube de Tiro Prático e Esportivo de Várzea Grande (CTPE-VG), Deputado Estadual Botelho, Locar – Gestão de Resíduos, Bio Vida – Produção e Comércio de Biodiesel, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Águas Puríssima, Rawal Placas, Poesy Aviamentos, Petroluz, Aliança – Comércio de Pneus e Calibre Brasil.
Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus de passageiros na BR-364, km 211, em Rondonópolis (MT). O veículo seguia a linha Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Durante a fiscalização, dois viajantes, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, chamaram a atenção por não responderem a questionamentos simples sobre o motivo da viagem, a origem e o destino. Eles informaram que residiam em Jaciara (MT), estavam vindo de Dourados (MS).
Ao verificar a bagagem registrada nas passagens, os policiais localizaram, no compartimento de carga do coletivo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, além de três resistências e 10 essências.
Esses itens, conhecidos como cigarros eletrônicos, têm comercialização e importação proibidas no Brasil, conforme a Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, o que configura, em tese, o crime de contrabando.
Os dois passageiros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para os procedimentos cabíveis.