Recebida pela secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel nesta quarta-feira (11), a comitiva, liderada pelo vice-prefeito eleito de Tangará da Serra, Eduardo Sanches, esteve no município para conhecer modelos de infraestrutura escolar que são referências. Durante a visita, os destaques foram a Escola Municipal Érico Veríssimo, reconhecida por sua estrutura moderna e eficiente, e a Padaria Municipal, que integra as práticas de gestão voltadas à educação.
Além do vice-prefeito eleito, integravam a comitiva o secretário de Educação Vagner Constantino, o diretor da Diretoria Regional de Educação de Tangará da Serra, Saulo Scariot e a engenheira Elaine Cristina Sena Moraes.
“A gente foi convidado pelo vice-governador Otaviano Pivetta, junto com o prefeito Miguel Vaz, para a gente vim conhecer a estrutura educacional de Lucas, que é referência para o estado, para o Brasil e pra nós também de Tangará da Serra. Então, estivemos aqui no colégio Érico Veríssimo, é um colégio novo, recém entregue, onde através do Governo do Estado, possivelmente, a gente vai conseguir fazer a construção de dois novos colégios em Tangará. E Lucas para nós é espelho na educação. Num primeiro momento queremos usar o modelo num nível estadual, mas com certeza com o avanço dos nossos projetos a gente vai levar sempre com base esse importante projeto que foi feito aqui”, destacou o vice-prefeito eleito.
A secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel, ressaltou a importância da troca de experiências: “Estamos recebendo essa comitiva com a satisfação, mostrando para eles também o que nós podemos agregar junto com os projetos deles, principalmente na área arquitetônica. Então, nós estamos trazendo eles na Escola Municipal Érico Veríssimo, que é uma escola que é um novo conceito, e eles estão saindo encantados do que eles estão vendo, principalmente por ver que é possível se fazer uma escola viável, um prédio aconchegante, um prédio que dê as condições pedagógicas para os alunos num espaço pequeno de terreno, que é isso que é um olhar da administração pública, de otimizar espaços e recursos”.
Outra visita foi a Padaria Municipal de Lucas do Rio Verde, que diariamente produz 10 mil pães para a merenda escolar, além de bisnaguinhas, cerca de 400 pacotes de bolachas semanais e tortas de legumes, com produtos naturais e sem conservantes, tudo sob orientação de nutricionistas do Município.
“Nossa visita é, literalmente, para copiar boas ideias. Aqui em Lucas temos excelentes modelos, a exemplo da Escola Érico Veríssimo, onde percebemos uma estrutura fantástica, e já começamos a idealizar e sonhar e queremos aplicar esse formato em Tangará da Serra. Outro exemplo é a padaria escolar, onde a gente percebe que há uma otimização do recurso público. Então, a ideia é muito positiva, que pode ser copiada por Tangará,” afirmou Saulo Scariot, diretor da Diretoria Regional de Educação de Tangará da Serra.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
Escola referência
Com investimento de R$ 16,4 milhões, a estrutura da Escola Municipal Érico Veríssimo conta com 5.789,11m². Ao todo, são 27 ambientes, sendo 20 salas de aula e 7 salas ambientes para as oficinas contendo: sala de arte, de música, laboratório, sala maker, biblioteca e sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado. O espaço também conta com ginásio poliesportivo, refeitório, cozinha, dependências administrativas, banheiros e áreas de descanso para os servidores.
A unidade escolar, que tem capacidade para atender 750 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em tempos parcial e integral, foi construída com recursos próprios do Município.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT