Connect with us

MATO GROSSO

Rede de Frente premia vencedores de Mostra Estudantil nesta sexta

Publicado

em

Os vencedores da Mostra Estudantil de Arte 2024, com o tema “Meu corpo, minha voz, meu direito”, realizada nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, serão conhecidos nesta sexta-feira (21). O resultado será divulgado em uma live que começará às 19h (horário de Brasília), pelo Youtube. Acesse aqui o link.

Promovida pela Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, da qual o Ministério Público do Estado de Mato Grosso faz parte, a Mostra Estudantil de Arte deste ano tem como objetivo fomentar a discussão sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio da linguagem e mecanismos de expressão acessíveis ao público infantojuvenil. A iniciativa contou com a participação de 37 escolas.

Ao todo, foram contemplados vencedores de 11 categorias. Serão premiados, por categoria, os melhores trabalhos apresentados por escola, turma, professor e diretor. Cada categoria terá como premiação total o valor de R$ 4.100,00.

Além da premiação aos vencedores, durante a live haverá sorteio de brindes aos estudantes matriculados nas escolas que tiveram seus vídeos inscritos na Mostra Estudantil de Arte-2024. A lista de prêmios inclui  Kit Lápis De Desenho H&b Profissional 72 Pcs, Kit Montagem Robô Solar 13×1, Fone de Ouvido Philco Wave Pfo01btg Bluetooth 5.0, Fone de Ouvido Lenovo HT38 Bluetooth 5.0,  Smartwatch Relógio Inteligente Haiz IP67, Instax Mini 11 Fujifilm Lilás Flash Automático,  Caixa Som Amplificada C/Alça Bluetooth, E88 Pro Mini Drone Câmera Dupla 4k Wifi, Kit produção de vídeo (Luz Led Ring light 26cm Tripé 2,10m Microfone Condensador Filmagem Profissional, Smartphone Motorola Moto G54, Patinete Elétrico Infantil 24V com Kit de Proteção, Bicicleta Aro 26 Colli GPS Freio V-Brake – Aço Carbono 21 Marchas e Notebook Multi Ultra i3-10110U 8GB 240GB W11 14,1” Prata.

Haverá também sorteio de brindes aos profissionais da educação que encaminharam o certificado digital de conclusão do curso “Comunidade Escolar na Prevenção e Respostas às Violências”.  A capacitação ocorreu em março, com a participação de 97 profissionais da educação e 56 convidados de outros órgãos do sistema de garantia de direitos. O curso abordou conhecimentos sobre a Lei 13.431/2017, conhecida como a Lei da Escuta Protegida, e o Decreto Federal 9.603/2018, que a regulamenta a metodologia da Escuta Especializada e Fluxo de Atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência na educação.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora