Connect with us

MATO GROSSO

Recuperandos concluem curso de eletricista predial em Juara

Publicado

em

Vinte recuperandos da Cadeia Pública de Juara (a 655km de Cuiabá) concluíram na quarta-feira (7) o curso de Eletricista de Instalações Prediais, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Programa Ser Família Capacita, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do projeto Reconstruindo Sonhos. Os participantes receberam certificado do Senai Juína, que atesta a formação com 160 horas-aulas. Realizados, muitos informaram ser o primeiro certificado educacional conquistado. Assim, eles encerram a etapa de “Qualificação profissional” da iniciativa idealizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. 

O Reconstruindo Sonhos é desenvolvido com apoio de diversas instituições, e tem por objetivo fortalecer a reinserção social de reeducandos e reduzir a reincidência criminal por meio da qualificação, habilitação para o mercado de trabalho e ampliação da compreensão do sentido da vida. Ele já foi implementado em 22 unidades prisionais de Mato Grosso, contemplando 355 pessoas, das quais 96% não reingressaram no sistema prisional. Em Juara, foi oficialmente lançado no dia 15 de maio de 2024. 

O projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, chamada de “Ampliação do sentido da vida”, são realizados 12 encontros semanais presenciais dentro das unidades, nos quais são abordados com os participantes temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros. Terminada essa fase, segue com a oferta de cursos profissionalizantes, etapa chamada de “Qualificação profissional”.

A iniciativa conta com parceria do Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPMT), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Nova Chance (Funac), Instituto Ação Pela Paz, Nova Acrópole, Concep e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Ampliação – No dia 1º de agosto deste ano, a ampliação do projeto Reconstruindo Sonhos foi um dos assuntos discutidos em reunião realizada na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A proposta é que a iniciativa se torne um programa e passe a atender todas as unidades prisionais do estado. Participaram da discussão o governador Mauro Mendes, o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, a defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro, a procuradora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, dentre outros agentes públicos envolvidos na iniciativa.

Foto: Câmara Municipal de Juara.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil busca pedreiro que matou companheira em Rondonópolis

Publicado

em

Por

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis realiza buscas pelo paradeiro do homem que matou a companheira a golpes de marreta, na noite desta quarta-feira (20.11), na cidade.

Francisca Pereira da Silva, de 38 anos, foi agredida dentro de casa, no bairro Jardim Vetorasso, no final da noite de quarta-feira, pelo companheiro, Antônio Sousa de Jesus, 57 anos. Ele usou uma marreta e depois uma picareta para desferir os golpes contra Francisca.

A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu ao Hospital Regional de Rondonópolis, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

Francisco fugiu em uma motocicleta Honda CG 125, logo após o crime.

A equipe da DHPP está com as diligências para localizar o pedreiro. Quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de Francisco, pode entrar em contato com o disque denúncia da Polícia Civil, pelo 197, ou no telefone da DHPP: (66) 98156-0028.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora