ESPORTE

Rafaela Silva é campeã do Grand Slam de Antalya e faz dobradinha com Jéssica Lima, bronze no 57kg

Publicado

em

A judoca Rafaela Silva foi campeã do Grand Slam de Antalya, na Turquia, nesta sexta-feira, 31, ao vencer a canadense Christa Deguchi por waza-ari, na decisão do peso leve feminino (57kg). Além dela, o Brasil ainda teve outros dois bronzes, com Jéssica Lima (57kg) e Willian Lima (66kg), nesse primeiro dia de competição.

No intervalo de apenas uma semana, Rafaela teve a oportunidade de disputar medalhas com as atuais número 1 e 2 do ranking mundial. A brasileira, que é a terceira na lista, perdeu o bronze do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, na semana passada para Jessica Klimkait (1), mas não deixou a medalha de ouro escapar na final contra Christa Deguchi (2), em Antalya. Dois duelos que valeram como um treino de “luxo” para Rafaela na véspera do Mundial de Doha, que será de 07 a 14 de maio.

A campanha na Turquia mostrou uma Rafaela muito bem preparada em todos os aspectos físicos, técnicos e mentais. Ela segurou dois combates com longos Golden score: seis minutos e meio nas oitavas contra Anastasija Sokrjanska, da Letônia, e 11 minutos nas quartas, contra a ucraniana Daria Bilodid, que acabou sendo desclassificada por hansoku make ao forçar o braço da brasileira.

Na semifinal, Rafa apostou na luta de chão e encaixou um estrangulamento para fazer Kaja Kajzer, da Eslovênia, desistir do combate. E, na grande final, exibiu novidades no seu repertório técnico para surpreender Deguchi na estratégia e projetar a canadense ao solo faltando 5 segundos para o fim da luta.

“Estou muito feliz com esse resultado. Vim o objetivo de fazer uma boa competição por ser o último Grand Slam antes do Campeonato Mundial. E essa medalha foi um presente de aniversário para minha mãe, que fez aniversário ontem. Agradeço a torcida de todos”, comemorou.

Neste ano, Rafaela teve um prata no Grand Prix de Portugal, dois quintos nos Grand Slam de Tel Aviv e Tbilisi, caiu nas oitavas do Grand Slam de Paris e, finalmente, conquistou o ouro no Grand Slam da Turquia.

Ao seu lado no pódio estava outra brasileira, Jéssica Lima, que também teve uma grande campanha em Antalya. Venceu duas adversárias experientes nas preliminares, a sérvia Marica Perisic e a portuguesa Telma Monteiro, além de bater a novata Hasret Bozkurt, da Turquia. A única derrota veio na semifinal, para Deguchi.

Na luta pelo bronze, Jéssica projetou Seija Ballhaus, da Alemanha, para marcar um waza-ari e administrou a vantagem até o final para conquistar sua segunda medalha em Grand Slam, coincidentemente, no mesmo evento do ano passado. Nessa temporada, ela vem demonstrando uma boa evolução: foi sétimo em Tashkent, quinto em Tbilisi e bronze em Antalya.

Willian Lima volta ao pódio com bronze na garra  

Depois de ser poupado das primeiras competições do ano para recuperar-se de uma lesão no ombro, Willian Lima pôde sair de Antalya com a sensação de que o sacrifício na recuperação valeu a pena. Venceu Viljar Lipard, da Estônia, e Obid Dhzebov, do Tadiquistão, mas parou em Maxime Gobert, da França, nas quartas. O francês viria a ser campeão do Grand Slam.

Na repescagem, o brasileiro superou Lucian Dumitrescu, da Romênia, com um ipponzaço, e apostou na tática de impor maior volume de ataques contra Gusman Kyrgizbayev, do Cazaquistão, para faturar a medalha de bronze nas punições.

Fonte: Esportes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News