Connect with us

MUNDO

Quelonitoxismo: nove pessoas morrem por comer carne de tartaruga

Publicado

em

Tartaruga marinha
Rainer von Brandis/Pesquisa Fapesp/Reprodução

Tartaruga marinha

Oito crianças e uma mulher morreram após comer carne de tartaruga marinha na ilha de Pemba, em Zanzibar, no leste da África. Outras 78 pessoas foram hospitalizadas – todas vítimas de quelonitoxismo, um tipo de intoxicação alimentar.

As informações foram confirmadas pelas autoridades locais no último sábado (9). A mulher faleceu na sexta-feira (8) – ela era a mãe das oito crianças mortas –, e a carne teria sido ingerida na última terça (5), segundo o médico Haji Bakari, do distrito de Mkoani. Ele confirmou a morte por envenenamento pelo consumo da carne, após testes laboratoriais.

Apesar dos riscos que o consumo da carne de tartaruga oferece, o alimento é considerado uma iguaria em Zanzibar. Cozinhar a carne não previne as doenças, que podem ser causadas pela ingestão de qualquer parte do animal, de acordo com especialistas.

A intoxicação ocorre quando se ingere a carne com acúmulo de biotoxinas. Esses animais, no entanto, não apresentam sinais externos nos quais seja possível identificar a doença. As 78 vítimas sobreviventes estão internadas no Hospital Abdalla Mzee Mkoani, com estado de saúde estável, de acordo com a imprensa local.

Entenda o quelonitoxismo

O quelonitoxismo é considerado uma intoxicação alimentar com alto índice de mortalidade ligada diretamente ao consumo de carne de tartaruga marinha. Entre os principais sintomas, há sensação de queimação na boca e garganta, náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia.

Complicações neurológicas, renais e hepáticas também podem surgir nas horas seguintes à contaminação. Casos mais graves indicam que há perda no nível da consciência, e sequelas neurológicas podem permanecer nos sobreviventes, incluindo tetraplegia e demência.

Casos anteriores foram registrados por diferentes espécies de tartarugas marinhas: Chelonia mydas (tartaruga verde), Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Caretta caretta (tartaruga cabeçuda) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro), além da tartaruga gigante do sul da Nova Guiné (Pelochelys briboni), que vive em água doce.

Caso mais recente era de 2021

Em novembro de 2021, outro caso de quelonitoxismo ocorreu no país. Na mesma ilha de Pemba, sete pessoas morreram após terem ingerido a carne de tartaruga. Uma das vítimas foi uma criança de 3 anos.

O alimento é considerado uma iguaria na região, mas exige cuidados especiais. À época, autoridades de Zanzibar divulgaram uma mensagem pedindo que as pessoas evitassem o consumo da carne do animal.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora