Nesta sexta-feira (9), um acidente aéreo em Vinhedo (SP) resultou na morte de 57 passageiros e quatro tripulantes. A aeronave envolvida no incidente era um turboélice ATR-72 da Voepass Linhas Aéreas, que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar foram mobilizadas, e hospitais em Vinhedo e na cidade vizinha, Valinhos, foram preparados para atender possíveis feridos. Ainda não foram divulgadas as identidades das vítimas.
O Brasil já enfrentou diversas tragédias aéreas que marcaram profundamente a história da aviação. Entre os cinco maiores acidentes, destaca-se o Voo TAM 3054, ocorrido em 17 de julho de 2007.
Este acidente, envolvendo um Airbus A320, resultou na morte de 199 pessoas após a aeronave ultrapassar os limites da pista e colidir com um prédio da própria companhia aérea no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Outro evento devastador foi o Voo Gol 1907, que em 29 de setembro de 2006, colidiu no ar com um jato executivo Embraer Legacy sobre a Amazônia, próximo à Serra do Cachimbo. O Boeing 737-800 da Gol caiu na floresta, matando todos os 154 ocupantes, enquanto o jato Legacy conseguiu pousar com danos.
No dia 3 de setembro de 1989, o Voo Varig 254 sofreu um acidente na floresta amazônica próximo a São José do Xingu, Mato Grosso. Devido a um erro de navegação e falta de combustível, o Boeing 737-200 teve que fazer um pouso de emergência, resultando na morte de 13 dos 54 ocupantes, embora a maioria tenha sobrevivido após semanas de resgate.
O Voo Varig 820, em 11 de julho de 1973, também é notável. Um Boeing 707-345C pegou fogo a bordo enquanto se aproximava do Aeroporto de Orly, em Paris. Embora o pouso tenha sido bem-sucedido, 123 dos 134 ocupantes morreram devido à inalação de fumaça.
Por fim, o Voo Varig 967, ocorrido em 30 de janeiro de 1979, é lembrado pelo seu misterioso desaparecimento no Oceano Pacífico. O Boeing 707-323C desapareceu pouco após decolar de Narita, Japão, com destino ao Rio de Janeiro. Nenhum dos destroços ou corpos foi encontrado, alimentando teorias conspiratórias.
Acidentes mudaram regras
Esses acidentes levaram a importantes mudanças na segurança da aviação, incluindo melhorias na infraestrutura aeroportuária, revisão dos procedimentos de navegação e controle de tráfego aéreo, e reforço nas normas de segurança operacional.
O fortalecimento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e a introdução de novas regras de certificação e operação também foram medidas essenciais para prevenir futuros desastres.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.