A cena de bares de Brasília ganha destaque na premiação Melhores da Taça, organizada pela revista Prazeres da Mesa. Quatro bares da capital foram indicados na subcategoria Melhor Bar do Centro-Oeste, dentro da categoria Melhores Cartas de Bebidas, que avalia a variedade e a originalidade das bebidas oferecidas, incluindo a produção artesanal e o diferencial das casas. A votação está aberta até o dia 15 de setembro, e os vencedores serão revelados no dia 29 do mesmo mês.
O prêmio Melhores da Taçavisa reconhecer os principais bares, botecos e profissionais da área de bebidas no país, por meio de uma pesquisa inédita e exclusiva realizada pelo Mundo Mesa. Os finalistas foram apontados por especialistas em vinhos e coquetelaria, e agora o público é convidado a participar, elegendo seus favoritos.
Confira os quatro bares de Brasília que estão concorrendo ao prêmio de Melhor Bar do Centro-Oeste:
Altas Gastrobar
Escondido em frente ao jardim suspenso da 206 Norte, o Altas Gastrobar é um autêntico speakeasy, ideal para quem busca um refúgio da rotina. O nome do bar faz referência à expressão dos anos 80, Tô de Altas , usada por quem precisava de uma pausa. Com o conceito de proporcionar momentos de descontração e relaxamento, o Altas combina um ambiente acolhedor com um cardápio de drinques inovadores, perfeitos para quem deseja curtir um tempo de altas da vida cotidiana.
Boteco Caju Limão
O Boteco Caju Limão, na 202 Norte, ocupa o espaço onde funcionava o tradicional Armazém do Ferreira, e já conquistou o coração dos brasilienses. Com capacidade para 500 pessoas, o bar ao ar livre apresenta um menu assinado pela chef Babi Frazão, que oferece petiscos clássicos de boteco com um toque especial. Além do chopp cremoso, a carta de drinques, criada pelo mixologista Bruno Machado, traz releituras de drinques clássicos e opções autorais. O Caju Limão combina o charme de um boteco tradicional com a descontração de um ambiente moderno.
Iracema
Localizado em uma das quadras mais charmosas da Asa Norte, o Iracema Bar é conhecido por sua coquetelaria de excelência e atmosfera intimista. A decoração única, com objetos de família, antiguidades e design diferenciado, reflete o estilo acolhedor e refinado do bar. A carta de drinques é uma das mais criativas de Brasília, trazendo uma combinação de simplicidade e sofisticação, que tem conquistado cada vez mais reconhecimento, tanto localmente quanto nacionalmente.
Traçado Bar
Com uma proposta que une alta coquetelaria e a informalidade dos botecos brasileiros, o Traçado Bar é uma verdadeira referência em Brasília. A carta de drinques é dividida entre clássicos internacionais, releituras de coquetéis esquecidos e criações brasileiras. Para acompanhar os drinques, o chef Tonico Lichtsztejn elaborou um menu exclusivo de petiscos de boteco que harmoniza perfeitamente com as bebidas. O Traçado se destaca pela sua diversidade de sabores e pela atmosfera acolhedora e descontraída.
Além dos quatro finalistas na subcategoria Melhor Bar do Centro-Oeste, o Bitaca da Norte concorre ao título de Melhor Boteco do Brasil. Originário de Belo Horizonte, o bar se transferiu para Brasília, trazendo com ele o tempero mineiro e a descontração brasiliense. Com um ambiente despretensioso e um cardápio que mescla o charme de Minas Gerais com o estilo de vida da capital federal, o local se consolidou como uma das grandes revelações da gastronomia local.
A votação para os “Melhores da Taça” está aberta ao público, e os interessados podem escolher seus favoritos até o dia 15 de setembro. Os vencedores serão anunciados no final do mês, coroando os melhores bares e botecos do Brasil.
Serviço
Prazo para votação:até 15 de setembro Anúncio dos vencedores:29 de setembro Para votar:site oficial
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.