A cena de bares de Brasília ganha destaque na premiação Melhores da Taça, organizada pela revista Prazeres da Mesa. Quatro bares da capital foram indicados na subcategoria Melhor Bar do Centro-Oeste, dentro da categoria Melhores Cartas de Bebidas, que avalia a variedade e a originalidade das bebidas oferecidas, incluindo a produção artesanal e o diferencial das casas. A votação está aberta até o dia 15 de setembro, e os vencedores serão revelados no dia 29 do mesmo mês.
O prêmio Melhores da Taçavisa reconhecer os principais bares, botecos e profissionais da área de bebidas no país, por meio de uma pesquisa inédita e exclusiva realizada pelo Mundo Mesa. Os finalistas foram apontados por especialistas em vinhos e coquetelaria, e agora o público é convidado a participar, elegendo seus favoritos.
Confira os quatro bares de Brasília que estão concorrendo ao prêmio de Melhor Bar do Centro-Oeste:
Altas Gastrobar
Escondido em frente ao jardim suspenso da 206 Norte, o Altas Gastrobar é um autêntico speakeasy, ideal para quem busca um refúgio da rotina. O nome do bar faz referência à expressão dos anos 80, Tô de Altas , usada por quem precisava de uma pausa. Com o conceito de proporcionar momentos de descontração e relaxamento, o Altas combina um ambiente acolhedor com um cardápio de drinques inovadores, perfeitos para quem deseja curtir um tempo de altas da vida cotidiana.
Boteco Caju Limão
O Boteco Caju Limão, na 202 Norte, ocupa o espaço onde funcionava o tradicional Armazém do Ferreira, e já conquistou o coração dos brasilienses. Com capacidade para 500 pessoas, o bar ao ar livre apresenta um menu assinado pela chef Babi Frazão, que oferece petiscos clássicos de boteco com um toque especial. Além do chopp cremoso, a carta de drinques, criada pelo mixologista Bruno Machado, traz releituras de drinques clássicos e opções autorais. O Caju Limão combina o charme de um boteco tradicional com a descontração de um ambiente moderno.
Iracema
Localizado em uma das quadras mais charmosas da Asa Norte, o Iracema Bar é conhecido por sua coquetelaria de excelência e atmosfera intimista. A decoração única, com objetos de família, antiguidades e design diferenciado, reflete o estilo acolhedor e refinado do bar. A carta de drinques é uma das mais criativas de Brasília, trazendo uma combinação de simplicidade e sofisticação, que tem conquistado cada vez mais reconhecimento, tanto localmente quanto nacionalmente.
Traçado Bar
Com uma proposta que une alta coquetelaria e a informalidade dos botecos brasileiros, o Traçado Bar é uma verdadeira referência em Brasília. A carta de drinques é dividida entre clássicos internacionais, releituras de coquetéis esquecidos e criações brasileiras. Para acompanhar os drinques, o chef Tonico Lichtsztejn elaborou um menu exclusivo de petiscos de boteco que harmoniza perfeitamente com as bebidas. O Traçado se destaca pela sua diversidade de sabores e pela atmosfera acolhedora e descontraída.
Além dos quatro finalistas na subcategoria Melhor Bar do Centro-Oeste, o Bitaca da Norte concorre ao título de Melhor Boteco do Brasil. Originário de Belo Horizonte, o bar se transferiu para Brasília, trazendo com ele o tempero mineiro e a descontração brasiliense. Com um ambiente despretensioso e um cardápio que mescla o charme de Minas Gerais com o estilo de vida da capital federal, o local se consolidou como uma das grandes revelações da gastronomia local.
A votação para os “Melhores da Taça” está aberta ao público, e os interessados podem escolher seus favoritos até o dia 15 de setembro. Os vencedores serão anunciados no final do mês, coroando os melhores bares e botecos do Brasil.
Serviço
Prazo para votação:até 15 de setembro Anúncio dos vencedores:29 de setembro Para votar:site oficial
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.