Na última semana dos jogos das Olímpiadas de Paris, quatro atletas mato-grossenses ainda têm oportunidade de ganhar medalhas de ouro para o Brasil.
Uma das atletas estreantes é a jovem Lissandra Campos, de 22 anos, no salto em distância, nesta terça-feira (06.08), às 4h15 (horário de MT). A saltadora é beneficiária do programa de bolsas Olimpus MT.
Do município de Nossa Senhora do Livramento (a 38 km de Cuiabá), a atleta diz estar ansiosa e com altas expectativas para sua primeira participação nas Olimpíadas.
“Eu estou muito feliz de estar aqui, de representar o meu estado e uma nação. Espero dar o meu melhor amanhã e conto com a torcida de todos. Que todos que estiverem acompanhando saibam que eu vou estar ali dando o meu máximo”, afirma Lissandra.
Outra atleta que entra em campo, nesta terça-feira, é a meio-campista da seleção brasileira de futebol feminino, Ana Vitória, natural de Rondonópolis (215 km de Cuiabá). O início de sua carreira se deu pelo Mixto. Atualmente, ela representa o Atlético de Madrid (Espanha).
Após derrotar a França nas quartas de final da competição, Ana Vitória e as demais meninas da Seleção do Brasil enfrentam a Espanha, atual campeã do mundo, às 15h (MT).
Natural de Matupá (a 693 km de Cuiabá) e crescido em Peixoto e Azevedo, Almir Jr. participará da competição do salto triplo na tarde desta quarta-feira (07.08), às 13h15 (MT).
Com um histórico positivo, o esportista foi duas vezes finalista de campeonatos mundiais, medalhista de prata no Campeonato Mundial Indoor de 2022 e nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
Caroline Santos, natural do município de Água Boa (a 626 km de Cuiabá), é outro destaque mato-grossense na competição. Conhecida como “Juma”, a atleta estreia na prova do taekwondo na próxima sexta-feira (09.08), às 4h36. Ela é medalhista de prata (-62 kg) nos Campeonatos Mundiais de 2019 e 2023.
Premiação para atletas de MT
Todos têm a chance de serem contemplados com o Prêmio Olímpico da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que dá prêmios de R$ 30 mil até R$ 100 mil para atletas de Mato Grosso que se destacam nas Olimpíadas e Paralimpíadas.
Estão como critérios para a concessão do Prêmio Olímpico, a naturalidade do atleta e sua atuação no Estado de no mínimo dois anos de vida esportiva. No caso de não se enquadrar nos termos anteriores, o mesmo deve ter representado Mato Grosso anteriormente em no mínimo quatro anos, ou estar representando no momento da convocação olímpica.
Convocados e medalhistas têm até o dia 24 de setembro para encaminhar o formulário de requerimento e demais documentos comprobatórios à Secel.
Confira a portaria e os anexos aqui: https://www.secel.mt.gov.br/-/pr%C3%8Amio-ol%C3%8Dmpico
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis realiza buscas pelo paradeiro do homem que matou a companheira a golpes de marreta, na noite desta quarta-feira (20.11), na cidade.
Francisca Pereira da Silva, de 38 anos, foi agredida dentro de casa, no bairro Jardim Vetorasso, no final da noite de quarta-feira, pelo companheiro, Antônio Sousa de Jesus, 57 anos. Ele usou uma marreta e depois uma picareta para desferir os golpes contra Francisca.
A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu ao Hospital Regional de Rondonópolis, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.
Francisco fugiu em uma motocicleta Honda CG 125, logo após o crime.
A equipe da DHPP está com as diligências para localizar o pedreiro. Quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de Francisco, pode entrar em contato com o disque denúncia da Polícia Civil, pelo 197, ou no telefone da DHPP: (66) 98156-0028.