O Programa Qualifica Lucas do Rio Verde entregou 96 certificados na noite desta quarta-feira (01) em cerimônia realizada no auditório do Paço Municipal com a presença de amigos e familiares dos formandos e autoridades.
O maior projeto de qualificação profissional da história do município é realizado por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Assistência Social e Habitação, e conta com a parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – o Senai.
Foram concluídos os cursos de Assistente Administrativo, Eletricista de Instalações Prediais, Mecânico de Motores Ciclo Diesel de Máquinas Agrícolas, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Máquinas Agrícolas e Implementos Agrícolas, Confeiteiro, Padeiro e Construtor de Alvenaria.
“Sempre digo que nem tudo vem de graça na vida da gente. É preciso abraçar as oportunidades, como essa que o Município disponibiliza, que é de se qualificar para o mercado de trabalho e fazer a diferença. Eu não tenho dúvidas que o caminho não é fácil, mas o esforço vale a pena quando se é pra lutar por uma vida melhor”, enfatizou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.
Nadja Danúbia, representando os alunos do Qualifica Lucas do Rio Verde (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
Pelo Programa Qualifica Lucas do Rio Verde, são ofertadas 1.000 vagas de qualificação profissional em 11 áreas de conhecimento, sendo elas: Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Metalmecânica, Eletroeletrônica, Automotiva, Marceneiro de Móveis e Esquadrias, Logística, Gestão, Refrigeração e Climatização, Têxtil e Vestuário, TI e Hardware.
Arlindo da Silva Junior fez o curso de Operador de Máquinas Agrícolas e Implementos Agrícolas e agradeceu. “Obrigado Prefeitura e Senai pela iniciativa e parabéns aos professores. Eu já trabalho com máquinas de escavação e com a conclusão do curso, quem sabe no futuro eu esteja trabalhando de acordo com as necessidades e as oportunidades”, explicou.
“Essa parceria do Senai com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde é de extrema importância, visto que o nosso município tem uma economia pujante e só cresce quando há pessoas engajadas e com qualificação técnica. Então, para nós do Senai é um momento que a gente fica feliz em poder certificar essas pessoas e saber que, de alguma forma, a vida delas foi transformada através da educação profissional”, contempla o gerente do Senai de Lucas do Rio Verde, Thiago Viola Holz.
Nádja Danubia da Silva agora é confeiteira com certificado. “Foi maravilhoso o processo, muita aprendizagem. Conciliar trabalho e curso não foi fácil, mas a força de vontade de aprender é maior. Pretendo em breve atuar na área de confeitaria”, pontuou.
“Eu desejo aos novos formandos que eles possam atingir seus sonhos, seus objetivos e que isso seja só o primeiro passo, já que o Poder Público deu essa força para que elas possam se qualificar e poder melhorar sua renda. E para as pessoas que ainda não fizeram, que venha fazer parte desse time de pessoas, pois o Senai oferece cursos de qualificação muito bons e que tem muita adesão no mercado de trabalho”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.