Connect with us

MUNDO

Putin acusa ocidente de querer desmembrar a Rússia

Publicado

em

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Kremlin – 17.03.2023

Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia , Vladimir Putin , se pronunciou acerca da reunião do G7, ao qual líderes de potências Ocidentais se encontraram na cidade de Hiroshima, no Japão. A fala de Putin aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), ao qual ele acusa os países do ocidente de tentar desmembrar a Rússia, e chama isso de uma “mentalidade neocolonialista”.

“Nossos oponentes decidiram que a multietnia da Rússia é seu ponto fraco e estão fazendo de tudo para nos dividir”, afirmou Putin em uma reunião do Conselho de Relações Interétnicas. As informações foram coletadas pela agência de notícias Tass.

“Vemos a extensão da pressão externa agressiva que está sendo exercida sobre a Rússia e toda a nossa sociedade agora. Praticamente todo o arsenal – econômico, militar, político, informativo – é dirigido contra nós, e uma propaganda antirussa mais poderosa foi implantada […] Os ataques à nossa história, cultura e valores morais não pararam”, afirmou o russo .

O presidente citou os países participantes do G7 , fazendo comentários jocosos contra o posicionamento deles acerca da guerra. Eles são contra a invasão russa na Ucrânia, e tem aplicado sanções econômicas e políticas contra a Rússia e entregado armamento à Ucrânia. “As pessoas sendo guiadas por essa mentalidade neocolonial – elas são realmente idiotas e ficariam em segundo lugar na competição de idiotas. Por que segundo? Porque são idiotas.”

Segundo Putin , os Estados Unidos e a Europa são os blocos que querem ver a Rússia dividida em dezenas de países diferentes. Para que isso ocorra, ele diz que tem sido traçado uma divisão em diferentes grupos étnicos e nacionais no território russo.

Para o presidente , quanto mais sanções forem postas contra o país, maior será o nível de coesão dentro da própria sociedade. Ele ainda ressaltou um fator multiétinico que o país possui como sendo um dos pontos mais fortes da nação.

“Nossos adversários que mencionei, as pessoas com uma mentalidade neocolonial não conseguem perceber que essa diversidade é exatamente o que nos torna mais fortes”, finaliza Putin .

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.


Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora