Connect with us

MATO GROSSO

Público poderá degustar e adquirir 19 cafés produzidos em MT durante a FIT Pantanal

Publicado

em

A diversidade e a qualidade dos cafés produzidos em Mato Grosso poderão ser conferidas durante a Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR), que tem início nesta quinta-feira (30.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, durante a FIT Pantanal. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar 19 tipos de cafés, no espaço Cafés Raízes Mato-grossenses. A entrada é gratuita.

A FEAFTUR 2024 é realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), do Governo de Mato Grosso e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Produzidos exclusivamente por agricultores familiares, esses cafés 100% robusta são originários de oito municípios distintos: Paranaíta, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu, Juruena, Sinop e Colniza, representando a ampla variedade e o potencial agrícola do Estado.

Estarão disponíveis para apreciação os seguintes cafés:

– Café Nortão – Paranaíta
– Café Nosso Sítio – Alta Floresta
– Café Vovó Quita – Alta Floresta
– Café Campanucci – Nova Monte Verde
– Café Mato Grosso – Nova Bandeirantes
– Café Cereja Negra – Nova Bandeirantes
– Café Muller – Nova Bandeirantes
– Café do Dinho – Nova Bandeirantes
– Café Birck – Cotriguaçu
– Café Três Poderes – Cotriguaçu
– Café Lira – Juruena
– Café Dom Antônio – Sinop
– Café Sopeletto – Alta Floresta
– Café Rocha – Colniza
– Café Solo – Sinop

“Mato Grosso tem avançado tanto em produtividade quanto em qualidade do café, e isso se deve aos investimentos que o governo tem feito, tanto em pesquisa pela Empaer, quanto em entregas diretas de equipamentos e mudas aos produtores”, destacou o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.

Além dos Cafés Raízes Mato-Grossenses, os visitantes poderão explorar uma série de produtos da agricultura familiar, incluindo queijos, remédios naturais, banana, cosméticos naturais, mel, mudas de pequi, temperos naturais e artesanatos tradicionais.

A FEAFTUR acontecerá de 30 de maio a 2 de junho, como parte da FIT Pantanal, promovida pelo Governo de Mato Grosso e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Com o tema “Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro & Negócios”, o evento busca fortalecer o turismo na interface entre campo e cidade.

Nos dias 30 e 31, a feira será aberta ao público às 17h, e nos dias 1º e 2 de junho, às 16h.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora