Connect with us

Cuiabá

Psicólogo cria ‘super-heróis cuiabanos’ para conscientizar crianças sobre segurança no trânsito em Cuiabá

Publicado

em

Com o objetivo de conscientizar crianças sobre a importância da segurança no trânsito em Cuiabá, o psicólogo Afro Stefanini II, criou dois ‘super-heróis cuiabanos’ para auxiliar na campanha do ‘Maio Amarelo’, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na rede pública de ensino municipal. Denominados de ‘Mob Boy’ e ‘Mob Girl’, os heróis da Semob são responsáveis por apresentar de maneira lúdica, cinco virtudes principais que devem ser adotadas no trânsito.

A ação, que começou nesta quarta-feira (15) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Zeferino Leite de Oliveira, localizada no bairro Pedra 90, tem como público-alvo crianças entre 9 e 12 anos e foca, principalmente, em ações comportamentais do dia-a-dia, como a importância de andar pela faixa de pedestres, não estacionar em locais proibidos, não ultrapassar no sinal vermelho, não desrespeitar o limite de velocidade nas vias, entre outros.

“Muitas vezes os programas de educação de trânsito falam muito sobre as ações comportamentais, e elas são muito importantes, mas eles são crianças, para que eles entendam, a mensagem deve ser repassada de maneira diferente. Eles ainda estão se formando como cidadãos, e precisamos trabalhar com eles a importância das virtudes, que nos ajudam a entender tanto o nosso papel social, quanto o nosso papel familiar. Só que existe um compromisso de fazer esse papel no trânsito também. Então nós apresentamos as cinco virtudes do trânsito. E nessas cinco virtudes, nós apresentamos dois heróis específicos de Cuiabá, o Mob Boy e a Mob Girl, os heróis da Semob”, explicou o especialista.

Segundo o profissional, a imagem lúdica dos heróis faz com que as crianças enxerguem nesses dois personagens uma figura de virtudes e valores, assim como os clássicos filmes de heróis já conhecidos pelas crianças.

“Quando nós falamos de heróis, as crianças assistem na televisão o homem-aranha, o superman, o batman, mas não basta ter somente superpoderes, normalmente esses personagens são virtuosos. Imagina uma criança olhando para a sua a sua responsabilidade, com cuidado, atenção, amor a vida, e isso tudo de uma forma heróica, de forma lúdica, criativa, dentro do universo infantil. Muitas vezes a gente quer que as crianças entendam uma palestra técnica, mas elas saem dali com pouco aproveitamento e o que a Semob fez dessa vez foi diferente. Isso faz com que a criança aceite e aprenda muito mais”, avaliou Stefanini.

Conforme a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, a ação é inovadora justamente por conseguir transmitir e conscientizar crianças sobre os perigos no trânsito de maneira simples e dinâmica. “Nós pautamos esse projeto em cinco pilares principais, cque são as virtudes, são cinco virtudes e o trânsito. Ensinamos as crianças sobre a responsabilidade, o cuidado, a atenção, amor e respeito e, com isso nós vamos trabalhar ensinando a respeito de um trânsito mais responsável e cuidadoso. E usando esses super-heróis, nós conseguimos levar o código de trânsito de maneira simples e lúdica, que elas entendam”, disse.

Conforme a diretora da EMEB Zeferino Leite, Matilde Ferreira, apesar de ações relacionadas ao trânsito já compor o quadro de atividades da escola, o reforço da Semob é de extrema importância, visto que, além de ser um recurso a mais, é uma ação que revigora o cotidiano escolar dos alunos.

“Trabalhar a questão do trânsito é de suma importância. Aqui na nossa comunidade do Pedra 90, nós temos em torno de 150 mil moradores mais ou menos, o trânsito é bem caótico e nós atendemos cerca de 1.500 alunos. Essas ações nas escolas são fundamentais, porque são eles que vão refletir esses aprendizados, serão os multiplicadores na casa deles. Essas ações relacionadas ao trânsito, são atividades que a gente trabalha dentro do nosso projetinho mesmo da escola, só que essa ação em conjunto com a Semob é muito importante, porque é um recurso a mais, é um reforço a mais para nos auxiliar. Não só recurso, mas estratégia diferenciada para nos auxiliar”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora