Connect with us

BRASIL

PSD promove curso de capacitação política exclusivo para mulheres

Publicado

em

PSD promove curso de capacitação política exclusivo para mulheres
Redação GPS

PSD promove curso de capacitação política exclusivo para mulheres

Mulheres de todo o Distrito Federal estiveram reunidas neste sábado (8), no hotel Cullinan Hplus Premium, na Asa Norte, no curso ministrado pelo Insper e promovido pelo PSD Mulher do DF. O evento foi aberto pela presidente nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, que ressaltou a importância da presença feminina na capital, onde as leis são feitas, e destacou a necessidade de aumentar a participação feminina na política da capital.

Alda usou como exemplo a futura presidente do México, Claudia Sheinbaum Pardo, que tomará posse em 1° de outubro deste ano. Ao vencer as eleições com mais de 35,9 milhões de votos (59,75% do total). A aliada do atual presidente Andrés Manuel López Obrador e ex-prefeita da Cidade do México disse que não chegou sozinha ao poder. A dirigente nacional do PSD Mulher também ressaltou o alto nível do Insper, parceiro do partido que dá cursos para mulheres em todo o País.

Para a presidente do PSD Mulher-DF , Deborah Carvalhido, o partido tem um compromisso com a capacitação das mulheres no Distrito Federal. Ela também destacou o desafio de trazer um curso que não estava previsto, mas que, com a participação e a força do presidente do PSD-DF, Paulo Octávio, foi realizado.

Ao lado da vice-presidente do PSD-DF, Anna Christina Kubitschek, o presidente do partido na capital, Paulo Octávio, destacou o papel da mulher na política mundial. “A Alda pontuou um fato muito importante, que começa a acontecer no nosso continente: o protagonismo feminino nas eleições presidenciais. Em um país tão importante como o México, duas mulheres competiram, uma foi a vencedora e isso mostrou a força da democracia e a participação efetiva da mulher na política” , avaliou.

Paulo Octávio também lembrou que, historicamente, o PSD tem protagonismo feminino. E que essa posição de destaque vem muito antes do aumento da participação da mulher como nos dias atuais.

“A Alda deu como exemplo o presidente Juscelino Kubitschek, que fez Brasília em um momento difícil, mas de grande entusiasmo nacional. E fez com democracia, entendimento e liberdade. Importante lembrar também que sua esposa, Dona Sarah, foi a primeira mulher a criar comitês femininos para apoiar o PSD. Então, nós estamos aqui em uma reunião histórica e muito importante, na qual abordamos a força da mulher brasileira na política e a lembrança de que os primeiros comitês femininos surgiram em 1956, na campanha de JK, capitaneados por Dona Sarah” , relembrou.

O líder do PSD-DF falou ainda das eleições na Europa e nos Estados Unidos, nas quais as mulheres já estão figurando como candidatas à vice-presidência , como Kamala Harris com Joe Biden. “Em breve, veremos uma mulher na presidência dos Estados Unidos” , destacou. Ele afirmou ainda sua crença na igualdade de gêneros e na força da mulher brasileira.

Em relação às eleições no Entorno, ele destacou que Brasília abriga e emprega a população destas cidades. “Teremos candidatos do PSD para vereadores e prefeitos e vamos participar destas campanhas. Precisamos dar carinho e conforto às pessoas que vivem nestas cidades, que, para mim, também são brasilienes” , concluiu.

The post PSD promove curso de capacitação política exclusivo para mulheres first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora