“Uma das experiências que com certeza levarei para a vida de estudos e profissional”. Essa foi a avaliação da estudante de Direito Ana Luiza Krug, que participou de uma visita à Promotoria de Justiça de Juara (a 709km de Cuiabá) na tarde da última sexta-feira (22), em mais uma edição do projeto “Ministério Público sem mistério”. Os acadêmicos dos 7º e 8º períodos do curso de Direito da Faculdade do Vale do Rio Arinos (Ajes) foram recebidos pelos promotores de Justiça Roberta Camara Gomes Vieira de Sousa e Rodrigo da Silva.
O projeto é uma iniciativa do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, que visa a ampliar o convívio e aproximar a instituição da comunidade escolar. Ele também contribui para difundir o papel constitucional do Ministério Público na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, bem como para estimular o reconhecimento e a valorização da instituição como essencial à função jurisdicional do Estado.
Os promotores de Justiça apresentaram a estrutura e a equipe da Promotoria, explicaram o trabalho desenvolvido nas esferas cível e criminal, reforçaram que a instituição está de portas abertas para a sociedade, e destacaram a atuação resolutiva e proativa do MPMT na busca da solução dos conflitos de maneira mais célere e eficaz. Além disso, compartilharam experiências pessoais da trajetória nos concursos públicos.
“A visita técnica realizada no Ministério Público de Juara foi bastante instrutiva e acolhedora, aproximando o acadêmico do dia a dia do serviço público. As orientações dirigidas aos alunos pelos promotores de Justiça, sem dúvida perpetuarão para além da vida acadêmica dos visitantes”, avaliou o professor doutor Higor da Silva Dantas. “Foi bastante enriquecedora. Os membros do MPMT nos trouxeram suas experiências pessoais sobre a carreira jurídica e o funcionamento do trabalho público”, acrescentou a estudante Luana Bartolomeu Santos.
Fonte: Ministério Público MT – MT