Connect with us

Cuiabá

Promotor que atua na saúde visita PS antigo e elogia serviços prestados no hospital

Publicado

em

Milton Mattos, promotor de Justiça da 7ª Promotoria de Justiça Civil de Cuiabá, do Ministério Público do Estado Mato Grosso (MPE/MT), que atua na área da saúde, visitou na manhã desta terça-feira (14) as instalações do Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – HPSMC, conhecido como antigo Pronto Socorro. Ele foi recebido pelo coordenador do hospital, Josy Venero e pelo médico Artur Alberti, diretor técnico do antigo PS.

Mattos explicou que o intuito da visita não era de auditar, mas sim de conhecer as instalações, entender como funciona, quais são as necessidades e como o Ministério Público pode auxiliar para que a saúde pública possa avançar. Ele disse que vai visitar todas as unidades públicas do Município para entender como funciona o SUS em Cuiabá.

O visitante fez um tour completo pelo hospital e ficou positivamente surpreso com o que viu, pois segundo ele, foi bem diferente do que ele imaginava encontrar, levando-se em conta as notícias que lê sobre o local. “Durante o tour vimos todos os serviços que são oferecidos aqui. Realmente é um hospital antigo, a estrutura é antiga, mas possui vários serviços que, em sua maioria, estão em funcionamento. Logicamente há coisas para serem feitas, principalmente no quarto andar, que precisa de uma grande reforma, mas não é nada que não possa ser resolvido com um recurso que não me parece ser algo grandioso. Pela minha avaliação, ele pode ser um pouco mais aproveitado, é um hospital grande, tem muitos serviços”, comentou o promotor.

O promotor disse que o antigo PS é um local que pode ser usado 24 horas por dia para realizar cirurgias eletivas, com o intuito de diminuir a fila de Mato Grosso. “A promotoria se dispõe a conversar com Estado e Município para colocar este hospital em condições para oferecer ainda mais do que esse excelente serviço que ele já vem oferecendo, mas que pode ser melhorado. Vamos trabalhar em parceria com muito diálogo com o Município e com o Estado para que isso aconteça”, concluiu.

O coordenador do hospital ficou muito agradecido ao promotor Milton pela visita, pois ele teve uma ideia de como é a saúde no Município. “Com esta visita, ele teve uma outra visão, pois viu de perto a realidade e entendeu quais são as nossas necessidades. Ele viu que a realidade que a mídia passa não é o que nós oferecemos aqui. É de extrema importância que pessoas de órgãos de controle que realmente se preocupem em ajudar a saúde pública a melhorar venham conhecer de perto os nossos serviços, tudo o que realizamos aqui, pois nosso intuito é o de oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para nossos pacientes”, disse.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora