MATO GROSSO

Projeto Verde Novo realiza distribuição de mudas na sede do Tribunal de Justiça

Publicado

em

Os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso tiveram a oportunidade de participar nesta quarta-feira (07 de junho) de mais uma importante ação de conscientização ambiental promovida pelo Projeto Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá.
 
As atividades envolveram a distribuição de 350 mudas de árvores entre espécies frutíferas e nativas, como parte da agenda de comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de Junho. A iniciativa também fez parte da quarta edição da Feira da Saúde promovida pelo Poder Judiciário, por meio do Programa Bem Viver, com o objetivo de proporcionar bem estar e qualidade de vida ao público interno do tribunal.
 
Com a ação, o Poder Judiciário de Mato Grosso, cumpre mais uma vez, a missão de levar conscientização ambiental, com o objetivo de mitigar os efeitos causados pelo aquecimento global e atividades de desmatamento em todo mundo. Em cinco anos, o projeto já realizou a distribuição de mais de 170 mil mudas e mais de 570 ações ambientais, além de inúmeras parcerias para atividades teóricas de conscientização envolvendo o incentivo ao plantio e conservação de árvores em espaços públicos e privados.
 
O servidor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), Helvídio Terra, parabenizou a iniciativa do Poder Judiciário em promover projetos de conscientização ambiental, capazes de proporcionar maior qualidade de vida e bem estar à população.
 
“O Verde Novo é projeto muito positivo realizado pelo Judiciário, que já conheço há alguns anos, e que inclusive tive a oportunidade de ser beneficiado com a doação de mudas frutíferas e nativas. Já estou comendo os frutos da goiabeira e aguardando o tamarindeiro começar a produzir. Os ipês rosa e amarelo também já estão florindo. Ver o engajamento do Judiciário, mobilizado na defesa do meio ambiente, com reflexos diretos sobre a nossa saúde, só nos estimula a pedir que todos venham colaborar com o projeto e incentivar a participação de outras pessoas no plantio de arvores”.
 
Para a engenheira florestal do Projeto Verde Novo, Rosiani Carnaíba, o plantio de árvores, principalmente na área urbana, tem forte impacto no combate à emissão de gases de efeito estufa, e contribui para a redução das altas temperaturas e conservação da umidade relativa do ar.
 
“O projeto Verde Novo realiza durante todo ano, uma série de ações voltadas à conscientização ambiental, intensificadas durante a semana do meio ambiente. Esta semana tivemos atividades importantes, como o plantio de mudas na central de distribuição dos Correios com o envolvimento dos colaboradores, a promoção da corrida do meio ambiente com distribuição de mudas, o plantio de arvores em uma nascente localizada em Cuiabá, a distribuição de mudas em diversos pontos de Cuiabá, e hoje concluímos a semana, com essa ação extraordinária de conscientização, beneficiando os servidores do Poder Judiciário”.
 
Verde Novo – É um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenado pelo Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) em parceria com o Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis, TV Centro América e Energisa.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Servidores do Tribunal de Justiça participam de palestra sobre conscientização ambiental. Segunda imagem: Servidor Helvídio Terra da coordenadoria de Tecnologia da Informação beneficiado com a doação de mudas concede entrevista à TV.Jus. Terceira imagem: fotografia registrando plantas em primeiro plano e ao fundo as pessoas que participaram do evento.
 
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News