Connect with us

MATO GROSSO

Projeto Verde Novo participa de plantio de ipês amarelos em Encontro Mato-grossense de Amamentação

Publicado

em

Agosto Dourado é o mês dedicado ao aleitamento materno e, em Mato Grosso, por meio da Lei nº 11.826/2022, o Ipê Amarelo é considerado símbolo desse gesto de alimentação saudável de bebês. Antes mesmo da existência dessa lei, o projeto Verde Novo, do Poder Judiciário estadual, é parceiro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nas ações relativas a essa campanha, como ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), no encerramento do III Encontro Mato-grossense de Amamentação (Emama) e do II Encontro Mato-grossense de Alimentação Complementar Saudável (Emacs), realizados no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
 
Na ocasião, foram plantados 10 exemplares de ipê amarelo, em comemoração aos 10 anos do Agosto Dourado, e foram distribuídas 500 outras mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado para o público do evento, composto majoritariamente por profissionais da saúde.
 
O ipê amarelo é a árvore símbolo do aleitamento materno devido à sua cor amarela reluzente, que sob a luz do sol se torna dourada, remetendo ao leite materno, considerado como alimentação padrão ouro de qualidade para bebês e criança até 2 anos de idade.
 
Responsável técnico de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES-MT, Rodrigo Carvalho, explica que a parceira com o projeto Verde Novo vem de longa data. “No primeiro Fórum de Promoção da Saúde, a gente teve essa parceria, com a distribuição de centenas de mudas para os participantes e também na nossa Feira Sustentável, que é feita toda quinta-feira pela manhã, na Secretaria de Saúde. Começamos essa atividade de distribuir mudas para os nossos servidores para desenvolver essa consciência de importância do meio ambiente, de recuperação da nossa sombra e melhoria do clima no nosso município”, explica o servidor público, complementando que no Agosto Dourado, é recomendado que todas as ações da agenda única contem com o plantio ou distribuição do ipê amarelo para reforçar a campanha.
 
Para a engenheira florestal do projeto Verde Novo, Rosiane Carnaíba, o tema do Agosto Dourado é “importantíssimo” e, por isso, a equipe sempre está presente. “A gente sabe que além de contribuir com a saúde, contribuímos também com o meio ambiente. Agosto é um mês muito seco, com pouca chuva, então fazer o plantio de novas árvores e novas espécies vai contribuir com a diminuição da temperatura, sombreamento e vamos embelezar a paisagem com os exemplares do ipê amarelo”.
 
O enfermeiro Aristides Gomes da Silva Ferreira avaliou positivamente a união entre as pautas da saúde e do meio ambiente no evento que participou. “É uma sensação muito gratificante porque sabemos que o nosso planeta está com uma deficiência com o desmatamento que vem acontecendo, então vem tirando da vivência do ser humano a qualidade de vida. E isso implica também no mês de agosto, quando temos o Agosto Dourado, que tem como símbolo o ipê amarelo. Então, façamos essa plantação para que o futuro traga uma sustentabilidade melhor. E implica, claro, na amamentação porque sabemos que a mãe para amamentar precisa de um ambiente estável, agradável para que isso aconteça”, comenta.
 
 
Verde Novo – Desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, ao longo de cinco anos, o projeto já realizou a distribuição de mais de 170 mil mudas de árvores, em mais de 590 ações ambientais, além de inúmeras parcerias para atividades teóricas de conscientização envolvendo o incentivo ao plantio e conservação de árvores em espaços públicos e privados.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Imagem fechada que mostra uma muda de ipê amarelo sendo plantada por duas pessoas, que estão agachadas no chão, com destaque para as mãos, que acomodam a terra em volta da planta. Há um regador uma enxada no chão. Foto 2: Grupos de estudantes de Nutrição posam para a foto durante plantio de ipês amarelos na área verde do Hotel Fazenda Mato Grosso. O cenário também é composto por regadores e enxadas ao chão, coberto por folhas secas, devido ao período de estiagem. Foto 3: Servidor da SES-MT, Rodrigo Carvalho concede entrevista à TV.Jus. Ele é um homem branco, de olhos castanhos escuros, cabelo e barba grisalhos, usando óculos de grau com armação preta, camiseta branca com a palavra ipê amarelo estampada no peito e um lacinho dourado fixado na roupa. Ao fundo, é possível ver a área externa do Hotel Fazenda Mato Grosso, um lugar bem arborizado. Foto 4: Rosiane Carnaíba. Ela é uma mulher branca, de cabelo preto, preto em coque, usando camiseta azul marinho do projeto. Ao fundo, é possível ver a van verde do projeto parada no estacionamento. Foto 5: Foto em plano aberto que mostra, ao centro, um ipê amarelo no canteiro central da Avenida do CPA, em Cuiabá, se destacando em meio a outras árvores. Há movimentação de pedestres e uma mulher sentada em um banco debaixo do ipê. Mais um fundo, vemos o trânsito de carros na avenida. Foto 6: Três jovens moças posam para foto, cada uma segurando uma muda de ipê amarelo. Elas estão no corredor de entrada do Hotel Fazenda Mato Grosso. No canto, é possível ver o banner do Projeto Verde Novo, na cor verde, com a frase: “Retire aqui sua muda grátis”.
 
Celly Silva/Maritza Fonseca
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora