Connect with us

MATO GROSSO

Projeto Verde Novo encerra 2023 com distribuição de mudas em ação no Parque Massairo Okamura

Publicado

em

O Projeto Verde Novo, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, celebra o encerramento de 2023 com uma parceria no evento Programa Mulher MT, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Cerca de 350 mudas de árvores nativas e frutíferas foram distribuídas para as mulheres participantes do evento, marcando o fechamento das atividades do ano, fortalecendo e fomentando a conscientização ambiental e a participação ativa dos parceiros.
 
O evento ocorreu na manhã de sábado (16 de dezembro), no Parque Massairo Okamura, em Cuiabá, um espaço que representa a importância da preservação ambiental.
 
O Papai Noel do Verde Novo, interpretado 2º sargento da Polícia Militar, Marcelo Luciano Pereira Campos, marcou presença durante a distribuição de mudas nativas e frutíferas e juntamente com a engenheira florestal do projeto, Rosiani Carnaíba, deu orientações às pessoas.
 
A estudante de Engenharia de Transportes, Thaisa Bruna Nieland Borges levou para casa mudas de ipê amarelo e amora. Ela conta que já possui algumas árvores plantadas na residência, mas que essas vão auxiliar na sombra e minimizar o calor. “É importante conscientizar as pessoas sobre a arborização, inclusive em suas casas”, frisou.
 
O engenheiro civil Andre Luiz Schuring aproveitou a oportunidade para levar três mudas para casa: acerola, pitanga e ipê branco. Ele recebeu orientações sobre como fazer o plantio correto e afirma que essa parceria com o Verde Novo é excelente.
 
“Uma oportunidade de nós profissionais estarmos integrados às necessidades de algumas carreiras que fazem parte do nosso sistema, como engenharia florestal e engenharia agrônoma. A conscientização é o mais importante, despertar isso na sociedade”, ressaltou.
 
O presidente do CREA-MT, Juarez Samaniego, falou sobre a parceria entre o Conselho e o Verde Novo. “Nós temos que agradecer o Tribunal de Justiça de Mato Grosso justamente pelo Juvam e o projeto Verde Novo que sempre está presente nos eventos de recuperação de nascentes, áreas degradadas e plantando Cuiabá para dar à nossa Capital o título que ela tinha de Cidade Verde, que ao longo do tempo foi perdendo essa característica. Hoje o Juvam e outros parceiros estão resgatando esse título”, comentou.
 
Durante a abertura do evento a engenheira civil Marciane Prevedello, que compõe a diretoria do CREA-MT, classificou o projeto Verde Novo como belíssimo e importante para a Capital mato-grossense, destacando a parceria com o Conselho.
 
“É uma parceria de suma importância porque o Conselho Regional de Engenharia compõe mais de 250 profissões na área técnica. Então é a conscientização dos projetistas, conscientização do Governo estar presente nos projetos de arborização. Não adianta nada construirmos prédios, fazermos estradas e não ter a arborização porque as ondas de calor só vão melhorar com as árvores. Todas as quase 200 mil árvores plantadas e doadas pelo Projeto, desde o seu início, com certeza fazem muita diferença”, afirmou.
 
Números – O Projeto Verde Novo, do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, encerra o ano com 196 mil mudas de árvores frutíferas e nativas plantadas ou distribuídas, com 680 ações ambientais e a formalização de inúmeras parcerias para atividades teóricas de conscientização.
 
Conscientização – O objetivo principal do projeto vai além do plantio de árvores, ele estimula o interesse da população para contribuir na ampliação da área verde em Cuiabá. A conscientização é promovida de maneira criativa, destacando a importância da arborização e incentivando atitudes simples que podem contribuir para mitigar os efeitos do aquecimento global.
 
A engenheira florestal do Juvam, Rosiani Carnaíba, falou das atividades realizadas ao longo de 2023 pelo Verde Novo destacando a abrangência das ações, que alcançaram muita escolas onde foram realizados plantios, distribuições, palestras de conscientização para os alunos. Também foram realizadas ações em praças, contornos, vias públicas, instituições e empresas. Rosiani falou também sobre a participação ativa na Semana do Meio Ambiente, com iniciativas voltadas para conscientização ambiental.
 
“Muitas empresas nos procuraram para levarmos o Verde Novo para dentro dessas instituições para desenvolver nos colaboradores essa vontade de plantar árvores na cidade. Ao longo desse ano o Verde Novo esteve presente em várias atividades com essa temática sobre o meio ambiente, plantando árvores, distribuindo mudas e fazendo a conscientização das pessoas para que a gente venha a contribuir mais para que Cuiabá seja mais verde”, sublinhou.
 
Para 2024 Rosiani Carnaíba disse que as ações de distribuição e plantio terão continuidade em Cuiabá e início na cidade de Várzea Grande, já que no dia 15 de dezembro a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva e o prefeito municipal Kalil Baracat assinaram termo de cooperação na Escola Municipal de Ensino Básico “Emanuel Benedito de Arruda”, localizada no bairro Costa Verde, para o desenvolvimento de ações no município, vizinho de Cuiabá.
 
“Vamos começar o ano também nas escolas, quando começar o ano letivo, e quem nos procurar, seja em Várzea Grande ou Cuiabá, estamos à disposição para firmar mais parcerias e espalhar o verde”, concluiu.
 
As entidades, órgãos, empresas ou pessoas físicas que também estejam interessadas em se tornar parceiros do Verde Novo, poderão entrar em contato acessando o portal – projetoverdenovo.tjmt.jus.br , ou pelo e-mail: verdenovo@tjmt.jus.br
 
Papel fundamental do projeto – Ao longo de seis anos, o Projeto Verde Novo tem desempenhado um papel importante na promoção de soluções naturais para o controle dos efeitos climáticos. As árvores, além de sua beleza estética, atuam como condicionadores naturais de ar, desempenhando um papel fundamental na manutenção do clima. Elas contribuem para a redução da temperatura, umidificação do ar e freio na velocidade dos eventos climáticos, fornecendo uma resposta eficaz aos desafios ambientais enfrentados nos últimos anos.
 
O projeto continua a ser um grande exemplo de como iniciativas locais podem fazer a diferença na promoção da sustentabilidade e na construção de um futuro mais verde para todos.
 
O Verde Novo tem a cooperação da Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde, Energisa TVCA entre outros parceiros.
 
#Para todos verem. Esta matéria possui recursos de texto alternativos para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Fotos horizontal colorida. Várias mulheres juntas, umas em pé, outras agachadas posando para foto. Ao centro Papai Noel com roupa verde e branca, barba branca e a engenheira floresta do Juvam ao centro. Segunda imagem: André Luiz está ao lado da engenheira florestal do Juvam e de outra senhora de blusa branca. Eles seguram mudas e estão ao lado da árvore de natal do juvam. Ele é um homem alto, branco, cabelos grisalhos e usa uma bermuda bege, camisa polo azul marinho e tês escuro. Terceira imagem: Marciane está em pé, segurando duas mudas de plantas. Ela é uma mulher branca, magra, de cabelos escuros. Usa boné, óculos de sol, camiseta branca e calça colada colorida, tênis azul e laranjado. Quarta imagem: Papai Noel do Verde Novo dá orientações a engenheiras do Crea. A foto é colorida, em ângulo fechado onde do lado direito aparece a árvore de natal do Verde Novo. Quinta imagem: Equipe do Verde Novo e a engenheira Marciane posam apra foto em frente a árvore de Natal do Verde Novo. Sexta imagem: Diretoria do CREA-MT durante a abertura do evento. São quatro mulheres e dois homens que estão em pé, um ao lado do outro, enquanto o presidente fala para os presentes. Ele é um homem branco, usa calça jeans, blusa xadrez clara e boné bege.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora