Connect with us

MATO GROSSO

Projeto Verde Novo distribui mudas de plantas durante Encontro de Sustentabilidade no TJMT

Publicado

em

Em mais uma ação para levar a conscientização ambiental para a população o projeto Verde Novo, por meio do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, do Poder Judiciário de Mato Grosso, realizou na tarde desta quinta-feira (18 de agosto), distribuição de 350 mudas de plantas nativas e frutíferas durante o VIII Encontro de Sustentabilidade, na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá.
 
O juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes aproveitou a oportunidade e garantiu mudas de ipês rosa, amarelo e branco, jacarandá, goiaba e pitomba para plantar em sua chácara. O magistrado ressaltou a importância da iniciativa. “Essa iniciativa é muito interessante. O Juvam, o juiz Rodrigo Curvo e toda a equipe estão de parabéns, e toda a equipe por esse excelente projeto. Só assim para mostrarmos que nosso Mato Grosso valoriza o plantio, investindo no verde.”
 
Quem também aproveitou para garantir algumas mudas de plantas foi o servidor do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) Mizael Souza de Almeida. Ele conta que irá plantar em casa os ipês amarelo, branco e roxo. “Estava passando por aqui e vi o Verde Novo. Estou levando as mudas para plantar na frente de casa para refrescar com a sombra, mas também da beleza que o ipê dá, que traz um destaque melhor para casa”.
 
Jonatan Ajala, também servidor do Dapi vai levar quatro mudas de plantas para a casa do tio e destacou a iniciativa do Juvam. “A nossa cidade está com poucas árvores. Esses dias viajei e quando voltei senti a diferença do calor e da falta que as árvores fazem.
 
A engenheira floresta do Juvam, Rosiani Carnaíba disse que o Verde Novo está sempre presente em eventos importantes e forma parceiros para levar a conscientização ambiental por onde passa. “Estamos em várias ações durante todo o ano e não seria diferente no Encontro de Sustentabilidade, pois o Verde Novo é um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso com foco na educação ambiental. A arborização urbana contribui com a mitigação dos gases de efeito estufa, diminuição de temperatura, filtra os raios solares e a gente consegue fazer com que esses efeitos sejam benéficos ao meio ambiente.
 
Foram distribuídas mudas como os ipês já mencionados, pata de vaca, tamarindo, goiaba, pitanga, pitomba, entre outros.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto 1: Juiz Francisco Alexandre segura três mudas de plantas. Ele usa camisa listrada branca, cinza e laranjada de manga curta, tem cabelos grisalhos e usa óculos de gra. Ao fundo está um banner verde do projeto. Foto 2: Rosiani orienta servidoras perto das mudas que estão dispostas em caixotes de madeira. Ela e mais duas servidoras estão agachadas escolhendo as espécies. Foto 3: Servidor do Dapi Mizael segura as mudas, usa uma camisa azul escura gola polo, usa óculos de grau e tem cabelos pretos. Ao fundo está o banner do Verde Novo. 
 
Dani Cunha 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora