Connect with us

MATO GROSSO

Projeto Terra Nascente: juíza promove palestra com liderança indígena

Publicado

em

O Projeto Terra Nascente, desenvolvido pelo Poder Judiciário, por meio do Fórum da Comarca de Itiquira, juntamente com o Ministério Público de Mato Grosso (Promotoria de Justiça de Itiquira) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), promove na próxima segunda-feira (1º de julho), às 18h30, a 5ª palestra dos Seminários de Consciência e Sustentabilidade.
 
O tema da palestra será “Olhar ancestral: repensando nossa relação com a natureza”, ministrada pela presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo Bakairi.
 
“Este evento crucial visa revitalizar saberes tradicionais para enriquecer nosso entendimento sobre a interação humana com o meio ambiente. Ao destacar perspectivas ancestrais, busca-se não apenas preservar, mas também revitalizar ecossistemas fragilizados, promovendo uma conexão mais harmoniosa e sustentável entre sociedade e natureza”, destaca a juíza diretora do Fórum de Itiquira, Fernanda Mayumi Kobayashi.
 
 
Sobre o Projeto Terra Nascente – A iniciativa possui dois eixos de atuação. O primeiro consiste no desenvolvimento de metodologias e arranjos para incentivar o uso de excedentes de vegetação nativa como ativos para compensação ecológica de danos ambientais, privilegiando a criação ou regularização de áreas protegidas em relação à indenização pecuniária. Já o segundo eixo do projeto é voltado à conscientização para a preservação ambiental como condição equivalente à pena restritiva de direitos atípica para pessoas que celebraram acordo de não persecução penal ou aceitaram proposta de transação penal com o Ministério Público, em decorrência da prática, em tese, de crimes ambientais.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil prende homem foragido da Justiça do Estado de Minas Gerais

Publicado

em

Por

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Guarantã do Norte, prendeu, nesta quinta-feira (21.11), um homem com mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado de Minas Gerais.

O foragido vinha sendo procurado pelo crime de tráfico de drogas, após ser preso na cidade de Uberlândia (MG) com entorpecentes trazido do Paraguai.

Na época dos fatos ele foi preso em flagrante, mas foi colocado em liberdade condicional mediante uso de tornozeleira eletrônica.

No entanto, o homem rompeu o equipamento e fugiu. Diante da conduta, ele acabou tendo a prisão decretada pelo rompimento de tornozeleira eletrônica e pelo tráfico de drogas.

Ao ser localizado pelos policiais civis em Guarantã do Norte, ele foi conduzido para as providências cabíveis e colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora