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MATO GROSSO

“Projeto social dos Bombeiros melhorou a disciplina do meu filho em casa e na escola”, diz mãe

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Miguell Tapajós, de 12 anos, sempre se organiza um dia antes da aula do projeto Bombeiros do Futuro, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), para deixar tudo pronto. A antecipação semanal se dá pela empolgação do jovem com o projeto que, segundo sua mãe Marta, tem contribuído para melhorar a disciplina tanto em casa quanto na escola.

“Chega um dia antes, ele mesmo se organiza para deixar tudo no jeito. Ele tem gostado muito das aulas e para nós tem sido excelente tanto em casa como na escola pelas lições de disciplina que ele tem aprendido”, afirmou a mãe.

“Vi o banner do projeto e achei interessante. Então, perguntei para minha mãe se eu poderia fazer e ela me inscreveu. Acho muito legal o projeto e tenho aprendido bastante com os bombeiros”, completa Miguell. No Bombeiros do Futuro, os alunos aprendem noções de primeiros socorros, civismo, ética e cidadania.

Além deste, o CBMMT também viabiliza a realização do Musicalizar e Karabom. Os três projetos tiveram abertura oficial das atividades de 2023 para os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço na noite desta quinta-feira (04). O evento aconteceu na Escola Militar Dom Pedro II – Presidente Médici, em Cuiabá.

“Quando vim para Mato Grosso, estudei nessa escola, assim como a primeira-dama. Em 2021, tomamos a importante decisão de transformar essa unidade em uma escola militar acompanhada e gerenciada pelo Corpo de Bombeiros. Hoje fico muito feliz em saber que a unidade funciona em capacidade máxima de estudantes. Aos alunos dos projetos sociais, eu tenho a plena convicção de que seus pais estão orgulhosos de vocês, assim como eu”, afirmou o governador Mauro Mendes.

“Os projetos sociais do Corpo de Bombeiros trabalham em diversas áreas. O Bombeiros do Futuro trabalha educação, disciplina e resiliência, com uma experiência muito próxima a de nossos militares. Já o Karabom ensina ao jovem mais autocontrole por meio do karatê-do. Por fim, o Musicalizar, viabilizado pela primeira-dama Virginia Mendes, introduz os jovens à arte por meio da música”, explica o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Em 2021, a primeira-dama do Estado articulou R$ 200 mil em recursos para a compra de instrumentos musicais, material didático e uniformes para os alunos. Devido ao apoio, a primeira-dama foi homenageada com uma medalha de Mérito Musical.

“Parabenizo o Corpo de Bombeiros pelo lindo trabalho que é feito com essas crianças. Estou muito honrada com a medalha que recebi hoje e fiquei emocionada ao ver essas crianças realizando seus sonhos por meio desses projetos sociais. Esses alunos são nossa esperança e futuro”, afirmou a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

Capitão José Vieira, coordenador dos projetos sociais dos bombeiros em Mato Grosso, explica que sem o apoio da primeira-dama o Musicalizar não existiria. “Quando ela viu a nossa necessidade, de imediato nos atendeu e articulou para que os recursos fossem destinados a compra dos materiais. Esse olhar sensível da primeira-dama foi muito importante para conseguirmos atender essas crianças”, explicou.

Aluna do Musicalizar, Esther Sampaio, de 13 anos, começou a aprender a tocar flauta em 2019. Incentivada pelos bombeiros militares, ela pretende seguir uma carreira como flautista profissional.

“Eu gosto muito de participar do projeto. É muito legal estar em volta de pessoas que também se interessam por música. Os militares nos ensinam os instrumentos e também nos incentivam a seguir na carreira musical. Eu pretendo continuar e seguir com a carreira de flautista”, afirmou a estudante.

O pai de Esther, Arildo de Brito, explica que inscreveu a filha no Musicalizar por acreditar ser uma iniciativa interessante dos Bombeiros por ensinar não somente a música, mas também disciplina e respeito. “Nós enquanto pais devemos incentivar tudo aquilo que for para o bem de nossas crianças”, afirmou o pai.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o deputado federal Abílio; a prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves; o secretário de Segurança Pública, César Roveri; a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho; e demais autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

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Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

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