Connect with us

MATO GROSSO

Projeto recebe turmas da Unemat dos Campi de Diamantino e Rondonópolis

Publicado

em

O acesso dos alunos ao Ministério Público e a aproximação entre teoria e prática foram alguns dos pontos destacados pelos acadêmicos do curso de Direito que participaram nesta terça-feira (21), em Cuiabá, de mais uma edição do projeto “Ministério Público Sem Ministério”. O evento, realizado no auditório da Sede das Promotorias de Justiça da Capital, contou com a participação de acadêmicos do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), dos Campi de Diamantino (a 208km de Cuiabá) e de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá).

“Em muitas situações, os alunos não possuem acesso direto às instituições e projetos como esse tiram essa barreira, não só dos acadêmicos de Direito, mas de toda a sociedade. Essa normalização, esse estreitamento de relações entre a academia e as instituições, é uma ligação de valia, não apenas de modo acadêmico, mas para o desenvolvimento pessoal e o acesso a grandes experiências que os nossos acadêmicos podem ter”, destacou a professora de Direito Penal da Unemat – Campus Diamantino, Jamille Clara Alves Adamczyk.

Aluna do 6º semestre do curso de Direito no Campus de Rondonópolis, Beatryz Ramos de Menezes afirma que oportunidades como a vivenciada pelo projeto Ministério Público Sem Mistério aproximam a teoria da prática. “Aproximam a teoria ensinada em sala com a prática profissional, bem como inspiram os alunos a seguirem carreira na área. Quando conversamos com promotores, quando ouvimos eles falar sobre a rotina ministerial, os prós e os contras da profissão, passamos a imaginar como nos encaixaríamos neste ambiente. É uma oportunidade de aprendizado incrível para todos nós”, pontuou.

O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e idealizador do projeto, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, deu boas-vindas aos alunos destacou que o objetivo do projeto é justamente que os estudantes conheçam a instituição, a sua missão ao mesmo tempo em que aprendam com as vivência dos seus integrantes.

“Recebemos vocês para que conheçam um pouco mais da nossa missão, dos nossos valores e da nossa atuação em favor da sociedade. Então, sintam-se acolhidos e sejam bem-vindos à nossa casa”, enfatizou.

Em uma tarde de aprendizado, a turma acompanhou as palestras da promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, coordenadora administrativa do Núcleo de Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária, e do promotor de Justiça Renee do Ó Souza.

“O Ministério Público tem um diferencial: ele é o protagonista, o condutor de uma transformação social. É a instituição que atua para garantir a efetivação de todos os nossos direitos”, destacou  Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert.

Renee do Ó Souza ressaltou que o direito está presente em tudo e permeia todas as relações interpessoais e cabe aos operadores do direito torná-lo mais acessível à população: “Nós temos a necessidade de cada vez mais dialogar com a população, com o cidadão. O direito precisa ser manejável. É daí a beleza de os senhores e senhoras estarem fazendo curso de Direito. Não tenho dúvidas que aqui, junto a vocês, teremos ótimos advogados. Tomara Deus, vários promotores e promotoras, excelentes magistrados e magistradas. Estamos ávidos pelo desenvolvimento do Direito que possa efetivamente transformar a população brasileira para um patamar um pouco melhor”, enalteceu.

Sobre o projeto – O “MPMT Sem Mistério” visa a aproximar e ampliar o convívio de estudantes do curso de Direito com a instituição e, além disso, difundir o papel constitucional do Ministério Público na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. O projeto compõe o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 da Escola Institucional do MPMT.  

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Judiciário instala Pontos de Inclusão Digital nos municípios de Luciara e Novo Santo Antônio

Publicado

em

Por

O Poder Judiciário de Mato Grosso instala mais dois novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no dia 20 de setembro, pertencentes à Comarca de São Félix do Araguaia. Os pontos passarão a funcionar nos municípios de Novo Santo Antônio e Luciara.
 
Os PIDs são escritórios de atendimento descentralizados que funcionam como uma extensão do Fórum da Comarca, oferecendo os principais serviços de atendimento judiciário por meio da tecnologia, tais como participação de audiências por videoconferência, consulta processual, contato com servidores etc.
 
Com o serviço inclusivo, a população deixa de precisar percorrer vários quilômetros e gastar recursos para ter acesso ao Poder Judiciário, que passa a ser acessível em seu próprio município com instituições parceiras.
 
PID Luciara
Local: Avenida Lúcio Pereira Luz, s/n, Centro, Luciara/MT – CEP: 78.660-000
Telefone: (66) 98122-1888
Horário de atendimento: 12h às 18h.
 
PID Novo Santo Antônio
Local: Rua 29 de Setembro, nº 247, Centro, Novo Santo Antônio/MT – CEP: 78.674-000
Telefone: (66) 98102-0103
Horário de atendimento: 12h às 18h.
 
Com estes, o Poder Judiciário passa a contar com 55 Pontos de Inclusão Digital. Confira:
 
Comarca de Alta Floresta
Carlinda
 
Comarca de Alto Araguaia
Araguainha 
Ponte Branca
 
Comarca de Araputanga 
Reserva do Cabaçal 
Indiavaí
 
Comarca de Arenápolis 
Nova Marilândia 
Santo Afonso
 
Comarca de Aripuanã 
Distrito de Conselvan
 
Comarca de Barra do Bugres 
Denise
Nova Olímpia
Porto Estrela
 
Comarca de Barra do Garças 
Araguaiana 
General Carneiro 
Pontal do Araguaia 
Torixoréu
Ribeirãozinho 
 
Comarca de Chapada dos Guimarães 
Planalto da Serra 
Nova Brasilândia
 
Comarca de Cláudia
União do Sul
 
Comarca de Comodoro 
Rondolândia 
Campos de Júlio 
Nova Lacerda
 
Comarca de Cuiabá 
Acorizal 
 
Comarca de Guarantã do Norte
Novo Mundo
 
Comarca de Guiratinga 
Tesouro
 
Comarca de Itaúba
Nova Santa Helena
 
Comarca de Jaciara 
São Pedro da Cipa
 
Comarca de Juína 
Castanheira
 
Comarca de Mirassol D’Oeste 
Curvelândia
 
Comarca de Nova Monte Verde 
Nova Bandeirantes
 
Comarca de Nova Mutum 
Santa Rita do Trivelato
 
Comarca de Paranatinga 
Gaúcha do Norte
 
Comarca de Porto Alegre do Norte 
São José do Xingu 
Distrito de Santo Antônio do Fontoura
Confresa 
Canabrava do Norte 
 
Comarca de Porto dos Gaúchos 
Novo Horizonte do Norte
 
Comarca de Porto Esperidião 
Glória D’Oeste
 
Comarca de Primavera do Leste 
Santo Antônio do Leste
 
Comarca de Rio Branco 
Lambari D’Oeste
 
Comarca de Rondonópolis
São José do Povo
 
Comarca de Santo Antônio de Leverger 
Barão de Melgaço
 
Comarca de São Félix do Araguaia
Luciara
Novo Santo Antônio
 
Comarca de Sinop
Santa Carmem
 
Comarca de Sorriso 
Ipiranga do Norte 
Distrito de Primavera 
Distrito de Caravagio 
Boa Esperança do Norte 
Faculdade Unic – Anhanguera
 
Comarca de Tapurah
Itanhanguá
 
Comarca de Terra Nova do Norte
Nova Guarita
 
Comarca de Várzea Grande 
Nossa Senhora do Livramento
 
Comarca de Vila Rica 
Santa Cruz do Xingu 
Santa Terezinha
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora