MATO GROSSO

Projeto Nosso Judiciário leva informações a estudantes do bairro Cidade Alta em Cuiabá

Publicado

em

O Projeto Nosso Judiciário visitou a Escola Estadual Aline do Nascimento Tocantins no bairro Cidade Alta em Cuiabá. A ação tem como objetivo ensinar sobre o acesso à justiça e direitos e deveres dos cidadãos através de palestras, sempre buscando se conectar com o dia a dia dos adolescentes ao trazer temas como crimes cibernéticos, bullying e falsificação de atestados.
 
Neif Feguri foi quem falou aos alunos, seguindo o itinerário de assuntos, o servidor do Tribunal de Justiça explicou o funcionamento dos Juizados Especiais, da Defensoria Pública e as atribuições de juízes e desembargadores, com exemplos do dia a dia.
 
O que mais surpreendeu Pâmela de Campos Barros e Ana Julia da Cruz Marques, ambas de 11 anos alunas do sexto ano, foi a gratuidade da justiça. “É muito importante saber os nossos direitos”, acrescentou Ana, que sonha em ser advogada.
 
Já Lorraine Franciny Pereira dos Santos e João Francisco de Souza Figueiredo, os dois de 15 anos e estudantes do 9º ano, se surpreenderam com a quantidade de vezes que é possível recorrer decisões, 3 vezes. “Temos a justiça ao nosso favor”, afirmou João. Para Lorraine essa informação é muito importante, já que por falta de conhecimento, as pessoas acabam não usando o recurso e desistindo das ações.
 
“Sabendo como recorrer à justiça, podemos resolver os problemas de forma justa”, assegurou a coordenadora Jaqueline Silva Machado, “vamos estudar a cartilha para os alunos internalizarem mais o conhecimento aprendido na palestra”.
 
O Projeto também distribuiu cartilhas educativas ilustradas sobre o funcionamento do judiciário aos alunos, um meio de levar para casa os conhecimentos e compartilhar com amigos e família, Lorenna Diully Santana de Magalhães de 11 anos e estudante do 6º afirma estar preparada para dividir o que aprendeu, “vou gostar muito de ensinar outras pessoas sobre o direito”.
 
#Paratodosverem: Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: fotografia colorida dos alunos sentados no pátio da escola. Eles estão sentados e com as mãos levantadas. Imagem 2: fotografia colorida destacando uma estudante, ela está lendo o glossário jurídico. Imagem 3: fotografia colorida mostrando um grupo de alunos. Eles estão sentados e leem o glossário jurídico.
 
Anna Giullia Magro (estagiária)/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News