Connect with us

BRASIL

Projeto melhora saúde ocular de alunos em escolas públicas do DF

Publicado

em

Projeto melhora saúde ocular de alunos em escolas públicas do DF
Redação GPS

Projeto melhora saúde ocular de alunos em escolas públicas do DF

O projeto “Em Um Piscar de Olhos”, que visa melhorar a saúde ocular de 5.320 alunos de escolas públicas nas regiões de Samambaia e Ceilândia, no Distrito Federal , terá uma nova a partir desta terça-feira (6).

A iniciativa busca transformar o atendimento oftalmológico, oferecendo diagnóstico e tratamento de problemas de visão diretamente nas escolas, o que pode contribuir significativamente para a qualidade de vida e o desempenho escolar dos estudantes.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 80% das crianças em escolas públicas nunca consultaram um oftalmologista, e 22,5% das que abandonam os estudos o fazem devido à falta de acesso à saúde ocular.

O projeto “Em Um Piscar de Olhos” já atendeu mais de 88 mil alunos em nove estados brasileiros. Em 2023, no Distrito Federal, mais de oito mil crianças de 47 escolas nas regiões do Paranoá , Planaltina e Recanto das Emas foram beneficiadas.

A nova etapa do projeto contará com mutirões de consultas oftalmológicas que ocorrerão entre 12 e 16 de agosto, seguidos pela escolha de óculos nos dias 24 e 31 de agosto. A entrega dos óculos está prevista para 60 dias após o último mutirão de consultas.

“Temos um sonho e um objetivo que é atender um milhão de crianças em todo o Brasil. Já atendemos mais de 88 mil alunos em nove estados e estamos extremamente felizes de voltar a atuar com o GDF, que abraçou nossa causa. Estamos no caminho certo, trabalhando juntos para reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à saúde oftalmológica através do nosso projeto”, disse Leonardo Figueiredo, idealizador do projeto.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, também ressaltou os benefícios da ação.

“Ao fazer a triagem oftalmológica, vários problemas que impactariam no rendimento e desenvolvimento da vida escolar dessas crianças podem ser tratados. Além disso, quando detectada a necessidade do uso de óculos, a criança pode escolher a armação que melhor lhe atende, garantindo maior conforto.”

A abertura solene da nova etapa do projeto “Em um Piscar de Olhos” ocorrerá na Escola Parque Anísio Teixeira (EPAT), em Ceilândia, às 10 horas da manhã.

Serviço:
Abertura Solene do “Em um Piscar de Olhos”
Data: Terça-feira, 6 de agosto
Horário: 10 horas
Local: Escola Parque Anísio Teixeira (EPAT) – QNM 27 Módulo B – Ceilândia-DF

The post Projeto melhora saúde ocular de alunos em escolas públicas do DF first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora