Connect with us

BRASIL

Projeto aprovado no Senado quer incluir mais dados na CNH

Publicado

em

Projeto quer incluir mais informações na Carteira de Habilitação
IG – Último Segundo

Projeto quer incluir mais informações na Carteira de Habilitação

Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por unanimidade, um projeto que que prevê a inclusão de mais informaçõe sobre o condutor na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Agora, o projeto, que foi aprovado em caráter terminativo, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, deverão ser incluídas as seguintes informações:

  • tipo sanguíneo do motorista;
  • fator Rh (grupo sanguíneo);
  • se o motorista é ou não doador de órgãos e tecidos.

No entanto, o medida não estabelece a partir de quando a regra passará a valer ou como ficarão as carteiras de motorista emitidas antes da lei.

A proposta aponta que o motorista poderá ou não optar por incluir a informação sobre a doação de órgãos.

Atendimento em caso de acidente e custo ‘baixíssimo’

Autor da proposta, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil-AL) afirmou no projeto que essas informações podem ajudar o atendimento do motorista em caso de acidente, por exemplo.

“Em algumas situações clínicas graves, o retardamento do início da transfusão de sangue pode colocar em risco a vida do paciente, de modo que a transfusão pode ter que ser realizada antes mesmo da realização dos testes pré-transfusionais”, disse.

“Nesses casos, a informação sobre o tipo sanguíneo do paciente que conste na CNH pode sanar um problema recorrente na área de resgaste – a decisão rápida sobre o tipo de sangue que deve ser usado – ajudando assim a salvar vidas”, acrescentou.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), relator do projeto, emitiu um parecer favorável à proposta. Nesta, ele afirma que a medida terá “baixíssimo” custo.

“O registro, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), das informações sanguíneas elementares (tipo sanguíneo e fator Rh) tem a aptidão de, em circunstâncias excepcionais, permitir a adoção de condutas médicas apropriadas a evitar o falecimento de condutores de veículos em situação de emergência cirúrgica”, destacou o relator .

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora