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MATO GROSSO

Projeto apoiado pelo MPMT lança duas obras literárias no dia 22

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No próximo dia 22, às 19h, no auditório das Promotorias de Justiça de Primavera do Leste, ocorrerá o lançamento de duas obras literárias resultantes do Projeto de Extensão “Estação Primavera: alternativas audiovisuais para Primavera do Leste”, iniciativa contemplada com recursos provenientes de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. O evento contará com apresentação cultural e palestras com os professores doutores Gérson Ledezma Meneses e Adriano Boro Makudal.

As duas obras, publicadas pela Editora CRV, qualificada junto à Capes, foram produzidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Rondonópolis. A primeira registra o processo de desenvolvimento de todas as etapas do projeto Estação Primavera, com destaque sobre a importância de investimentos em ações educativas que estimulem a formação da juventude. Já a segunda traz a trajetória do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e aborda a relevância dos debates, projetos, pesquisas, estudos, publicações e atividades sobre a temática do racismo ambiental, entre outas questões.

Segundo o promotor de Justiça Luciano Martins da Silva, titular da Promotoria do Meio Ambiente em Primavera do Leste, o projeto de extensão foi desenvolvido durante todo o ano de 2023. Em uma primeira etapa, consistiu em um concurso no qual os participantes deveriam observar e refletir sobre os desafios socioambientais do município e, através da linguagem do audiovisual, apresentarem, na forma de um vídeo com duração de 2 a 10 minutos, possibilidades de enfrentamento, e quiçá de solução, para os problemas identificados.

“Contando com a equipe do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UFR, que elaborou, organizou e desenvolveu o projeto, a sociedade primaverense, escolas e faculdades públicas e privadas, sindicatos, organizações da sociedade civil, as secretarias de Cultura e de Agricultura e Meio-ambiente, e outras entidades, foram mobilizadas durante todo ano de 2023 para experimentar o pensamento sobre a temática socioambiental no município”, destacou o promotor de Justiça.

Segundo ele, no final do ano passado, houve a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos audiovisuais selecionados por comissão especializada e por voto popular. “Um dos indícios de que o projeto alcançou alguns propósitos e gerou frutos, foi o fato da Câmara Municipal ter incluído o Estação Primavera no calendário anual do município”, enfatizou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

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MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

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A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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