Connect with us

Cuiabá

Programação da Campanha Abril Laranja atrai moradores de diversos bairros em busca de vacinação, castração e conhecimento

Publicado

em

Muitos tutores aproveitaram logo as primeiras horas desta segunda-feira (29), primeiro dia da programação do Abril Laranja, para colocar a vacinação dos cães e gatos em dia. A vacinação, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância em Zoonoses, é uma entre tantas outras ações voltadas para a causa animal no evento promovido pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentáve da Prefeitura de Cuiabá. No total, 88 pets receberam a dose da vacina antirrábica. Mais de 70 guias de castrações gratuitas também foram entregues por meio doSargento Vidal, parceiro do evento. Na terça-feira (30), último dia da programação no mesmo local a partir das 8h às 17h.

Abordagens e distribuição de folders sobre as legislações municipais e estaduais que tratam sobre as penalidades para quem maltratar animais, além de esclarecimento de onde denunciar, foram ações realizadas pelas equipes da Bem-Estar Animal. E aconteceram também no entorno da praça Alencastro, como a Estação Alencastro. Só Leis municipais sancionadas pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, são oito.

“Foi um dia muito produtivo e ainda mais em se tratando dessa causa que é diária para nós veterinários, tutores, defensores dos animais, gestores públicos. Muita gente passou por lá, recebeu informações, observou como é o trabalho das ONGs e de quem tanto ama e luta nos cuidados. Amanhã teremos mais um dia com toda a programação novamente, nossa meta é a conscientização das pessoas. Quanto mais cidadãos conscientes, menos crimes serão cometidos contra os pets”, frisou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Tatiana Soares.

Lucas Alexandre Wially Menezes estava entre os que chegaram cedo. Morador do bairro Quilombo, ele ajudava a tia Gislayne Sueli Wially, que mora do bairro Novo Terceiro a levar quatro, a mãe e suas três filhotas (caninas), para receber a dose da vacina.

“É uma oportunidade muito boa porque a gente traz todas de uma vez e ainda vemos uma variedade de coisas voltadas para os animais. É diferente de uma campanha de vacinação. E já vou levando a guia para marcar a castração da fêmea mãe”, disse Gislayne.

“Eu tenho duas gatas, a Esmeralda e a Morena. E fiquei sabendo que é para gatos também, então vou retornar com elas para vacinar”, disse Lucas.

Yure, Estrela, Luna e Kiara são os cães da Fernanda Bley que mora no Coxipó. “Também foram vacinados. Estão com o cartão de vacinas em dia, sempre participo de campanhas e esse evento é importante porque está marcando o mês alusivo aos maus-tratos. Todo esforço é válido quando envolve a causa animal”, frisou.

José Alberto Santana saiu do bairro Araés para trazer seu pet de estimação, um gato de nome Sarom. “Ah, gosto muito de animais. E cuidar da saúde deles é tudo”, considerou.

OUTROS ATRATIVOS

A Zoonoses também compareceu com a equipe de endemias com exposição do ciclo evolutivo do mosquito da Dengue e animais sinantrópicos, que são animais que coabitam com o ser humano como: cobras, escorpiões, caramujo, morcego, aranha e tantos outros. Com amostras de vários deles para contextualizar a informação.

Várias ONGs que atuam com animais também participaram tirando dúvidas e comercializando produtos para arrecadar fundos que serão revertidos para a causa. Entre elas, OPA-MT, Tampatinhas, Orfanato Gataria da Lu Edu (OGLE-MT) e protetores independentes que também foram convidados.

A gastronomia também marcou presença com comidas, doces e guloseimas.

E mais de 200 mudas frutíferas foram doadas pelo Horto Florestal Tote Garcia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora