Connect with us

MATO GROSSO

Programa Vida Leve garante mais saúde a servidores a partir de acompanhamento multidisciplinar

Publicado

em

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O programa foi encerrado no último dia 10 e trouxe melhorias consideráveis a servidores que apresentavam quadros como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão.

O projeto Vida Leve, do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), demonstrou o impacto das pequenas mudanças na construção de uma vida plena e saudável. Realizado pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), o programa foi encerrado no último dia 10 e trouxe melhorias consideráveis a servidores que apresentavam quadros como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão. 

É o caso de Josiele do Espírito Santo, que driblou a correria do dia a dia e substituiu uma série de hábitos. “A reeducação alimentar foi a parte mais difícil, principalmente por conta dessa correria do dia a dia, que faz com que a gente acabe escolhendo as opções mais fáceis, mas que nem sempre são as mais saudáveis.” 

A participante, que obteve os melhores resultados do programa e perdeu 6kg e 17 cm de circunferência abdominal ao longo dos últimos meses, destacou que o apoio da equipe multidisciplinar foi fundamental no processo. “Eu tinha muita dependência do açúcar, mas hoje já não consigo mais consumir. Para mim, isso foi uma grande vitória, pois me ajudou a controlar a ansiedade e a melhorar minha qualidade de vida”, relatou. 

De acordo com a coordenadora do NQVT, Estela Biancardi, mais do que a perda de peso, o programa priorizou o bem-estar por completo. Assim, a partir do acompanhamento individualizado, o Vida Leve garantiu suporte nutricional, físico e psicológico aos servidores desde agosto. “Os resultados mostram que a metodologia aplicada foi eficaz, com avanços concretos na saúde.” 

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
A participante Josiele do Espírito Santo obteve os melhores resultados do programa.

O trabalho considerou resultados de exames laboratoriais obtidos em maio, durante a Semana da Saúde, quando foram oferecidos serviços como pesagem e rastreamento de sedentarismo, dentre outros. À época, foi detectado, por exemplo, que 46% dos participantes estavam com sobrepeso, enquanto outros 21% apresentavam quadro de obesidade grau I, 21% obesidade grau II e 6% obesidade grau III. 

Agora, diante do progresso constatado, Estela adiantou que para 2025 a iniciativa será ampliada. “Realizamos uma mobilização inicial, convidando os servidores a participarem, e acompanhamos aqueles que apresentavam alterações nos exames. Dos 54 participantes que iniciaram o projeto, 30 permaneceram até o final, o que é um sucesso”, completou.  

Nos últimos meses, os participantes foram orientados para a prática de atividades físicas, receberam sugestões de cardápio e tiveram o histórico clínico analisado. A proposta, segundo a nutricionista Luiza Pinheiro Miranda, foi garantir atendimento individualizado, respeitando as condições de saúde e as particularidades de cada um. 

Neste contexto, Luiza também reforçou que as mudanças são graduais e parabenizou o esforço dos participantes. “Foi gratificante acompanhar a dedicação de todos e ver como cada pequena mudança se transformou em grandes conquistas. Agora, queremos conscientizar mais servidores sobre os benefícios que isso traz para o trabalho, como mais disposição, melhor sono e maior vitalidade”, concluiu.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Confeiteira investe em equipamentos e amplia seu negócio com crédito da Desenvolve MT

Publicado

em

Por

Rosilene Vilela, empreendedora no ramo da confeitaria, transformou sua paixão em uma empresa de sucesso com o apoio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT. Junto com o marido, a empresária, que cozinhava bolos por hobby, deu o primeiro passo para empreender. Ela expandiu suas atividades com o financiamento da Desenvolve MT por duas vezes.

O negócio começou pequeno. Com a decisão de crescer, Rosilene se juntou ao crescente número de mulheres empreendedoras em Mato Grosso, inaugurando o negócio Rose Bolos & Doces Finos há 16 anos atrás. Em 2020, a empresária conheceu a Desenvolve MT, devido a orientação do seu contador, e conseguiu o primeiro crédito para investir em uma cozinha industrial, possibilitando a separação do espaço de trabalho de sua cozinha pessoal.

A empresária conta que seu negócio cresceu de modo gradativo – da trufa ao bolo de pote até os bolos decorados. “Consegui meu primeiro financiamento, e veio a pandemia. Na sequência, o Governo baixou os juros e nós fizemos um repactuamento, depois disso pegamos um segundo crédito”, contou.

O segundo crédito veio com a expansão da confeitaria, por meio da linha Desenvolve Mulher Empreendedora, crédito destinado para mulheres que empreendem em Mato Grosso. Foi quando Rosilene investiu mais uma vez no seu negócio e trocou as geladeiras, utensílios e insumos para os doces e bolos.

“A Rosilene é um bom exemplo de como o apoio certo pode transformar um negócio e fazer ele ter sucesso. Apesar das dificuldades em que ela começou, quando pegou o crédito houve um crescimento porque as reformas permitiram que ela trabalhasse em um ambiente melhor e mais bem equipado, o que aumentou a produtividade”, enfatizou o diretor de Desenvolvimento e Crédito, Hélio Tito.

Atualmente, os pedidos de encomendas podem ser feitos de forma online. Como empreendedora, ela descobriu um meio de equilibrar as contas e viver de forma plena montando seu próprio horário, assim como diversas mulheres. Até novembro de 2024, a Desenvolve MT liberou mais de R$ 26,7 milhões para mulheres empreendedoras, somando 54,74% de todos os créditos liberados pela Agência.

Crédito

A linha de crédito Desenvolve Empreendedor foi criada através de uma política pública de combate à desigualdade de gênero. Ela tem duas modalidades, uma para mulheres e outra para jovens de até 29 anos. Ambas oferecem até R$ 15 mil em crédito 100% digital com taxas de juros a partir de até 0,37% ao mês e carência de até seis meses. Ela é focada em atender Microempreendedores (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

*Com supervisão de Clara Campos e Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora