Para celebrar o Dia das Crianças, 12 de outubro, o programa verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso realizou uma ação com os filhos dos colaboradores da empresa Fiagril, parceira do programa. A atividade reuniu quase 40 crianças, no dia 11 de outubro, na sede da empresa em Cuiabá. O grupo participou de gincanas, oficinas e aprenderam um pouco mais sobre a importância das árvores para a cidade.
Na ocasião, foram distribuídas 50 mudas aos colaboradores da empresa, dentre as espécies estavam ipê-branco, ipê-rosa, maracujá e amora.
A parceria entre a Fiagril e o programa Verde Novo foi firmada em setembro deste ano, quando a empresa doou oito mil mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado Brasileiro. Segundo a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, a contribuição para o meio ambiente também precisa ser reforçada com ações educativas, como a realizada com o público infantil.
“Quando fazemos atividades com as crianças, trabalhamos o compromisso deles com o futuro próximo. Para que elas entendam a importância da arborização urbana, da preservação do meio ambiente. Mesmo muito jovens, a maioria já compreende que plantar árvores é importante e deixa benefícios profundos para toda a comunidade”.
Na programação do dia, pais e filhos acompanharam uma palestra sobre a importância da Arborização Urbana, participaram do jogo Rebojando e de uma oficina de plantio, com o plantio de muda de pata de vaca.
Maiza Prioli, especialista em comunicação da Fiagril, destacou que a parceria com o Verde Novo reafirma o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “Temos como propósito a sustentabilidade e aproveitamos o Dia das Crianças para trazer os filhos dos nossos colaboradores para conhecerem o ambiente de trabalho dos pais e também falar da sustentabilidade, principalmente nessa época em que estamos passando por um período de calor extremo. É fundamental repassar para as crianças a importância dessa ação de plantar árvores para elas não sofrerem no futuro”.
Programa Verde Novo – O objetivo do Verde Novo é incentivar o plantio e a manutenção de árvores em Cuiabá, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população.
As árvores plantadas e/ou distribuídas pelo Verde Novo estão elencadas no Decreto Municipal n.º 5.144/2012, que dispõe sobre a arborização urbana de Cuiabá e enfatiza a utilização de espécies nativas do bioma Cerrado na proporção de 70%. Dentre elas estão árvores frutíferas como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e as arbóreas nativas como o jacarandá, ipês roxo, rosa, branco e amarelo e os oitis.
O Verde Novo também engloba atividades teóricas de conscientização ambiental, por meio de palestras, associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, além da distribuição de mudas.
Para saber mais sobre o Programa Verde Novo e como solicitar uma parceria, entre em contato pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou pelo Instagram @projeto.verdenovo
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: fotografia colorida mostrando uma criança com as mãos esplamadas. Ao fundo outas crianças repetem o gesto. Segunda imagem: fotografia colorida registrando as crianças sentadas e assistido a uma apresentação, com projeção de slaides em um telão. Terceira imagem: fotografia colorida mostra o momento em que um grupo de crianças se aglomera emtorno de uma muda que está sendo plantada.
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT