Connect with us

Cuiabá

Programa tapa-buracos atende 23 bairros de Cuiabá: 14 deles na área central

Publicado

em

Moradores do CPA 1, CPA 2, CPA 3 e CPA 4, bairros Alvorada, Parque Ohara, Dr. Fábio, Despraiado e Coophema, e da região central já contam com a melhoria na trafegabilidade das ruas. No decorrer da semana, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, potencializou as ações para cumprir a meta de tapar os buracos não só na área central, mas também nos bairros. São várias equipes distribuídas na ação com o objetivo de cumprir a meta estabelecida em até 90 dias. Na área central, 14 bairros já foram atendidos e passaram por um pente-fino para verificar se há algum ponto da via que necessita de atenção. No total, 23 bairros já foram beneficiados nas últimas semanas.

“Quero ver os maquinários tomando conta da cidade. O tapa-buracos vai contemplar as ruas e avenidas que carecem desse tipo de atendimento. Estamos trabalhando para, até o final do meu mandato, entregar uma cidade muito melhor do que quando eu assumi. Moradores de muitos bairros que, até então, viviam desacreditados por promessas dos antigos gestores estão vislumbrando outros horizontes com a valorização do seu imóvel, do seu bairro e da sua família, graças aos investimentos que a nossa gestão está fazendo. E posso citar com propriedade o asfalto que lançamos no Jardim Presidente 1, Parque Cuiabá, Jóquei Clube, Vila Rosa e 8 de Abril. Em alguns desses locais, a situação era desafiadora devido ao alto custo na execução da drenagem. Mas penso que, se eu, como pai, gosto do melhor para meus filhos, não é diferente do pai de família que está distante do centro, no bairro sem asfalto. Ele também luta diariamente por melhorias e comemora, vibra, se emociona quando o serviço público chega”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro. Na próxima semana, mais dois bairros receberão investimentos em asfalto.

No bairro Coophema, por exemplo, as ruas Antônio Dorileo, Rua Blumenau e a Travessa Taubaté estão entre as beneficiadas. Nos demais bairros, também foram diversas ruas, algumas com mais, outras com menos buracos, mas a ação foi realizada. “Vamos cumprir com a meta e, decorridos os 90 dias, a população vai poder conferir uma cidade muito diferente do que temos hoje”, disse o vice-prefeito José Roberto Stopa.

A secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, explanou sobre o trabalho de apoio à Secretaria de Obras. “O programa tapa-buracos, que foi lançado há cerca de 30 dias, tem avançado por toda Cuiabá. Essa equipe de apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana veio para contribuir, para retornar à sociedade todo esse trabalho que está sendo feito pela gestão. Estamos em toda a área central. Recentemente, entramos no bairro Araés; terminado o Araés, vamos para a Avenida Coronel Escolástico, Santa Helena e Dom Aquino, fazendo essa parceria nas ações de tapa-buracos com a coordenação do vice-prefeito José Roberto Stopa. E, a cada dia mais, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, mantemos os esforços para que o trabalho seja executado com qualidade”, explicou Zamproni.

Em toda a área central, já foram atendidos em torno de 14 bairros, e as equipes farão um pente-fino nos próximos dias para verificar algumas adequações que a Águas Cuiabá está realizando para corrigir vazamentos na rede. “Catorze bairros prontos só no Centro, e vamos avançando cada dia mais. Estamos com as ações descentralizadas pelos bairros”, afirmaram os gestores das respectivas pastas de Obras e Mobilidade Urbana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora