Connect with us

Lucas do Rio Verde

Programa Qualifica Lucas do Rio Verde entrega 118 certificados nesta quarta-feira (11)

Publicado

em

O Programa Qualifica Lucas do Rio Verde entregou mais 118 certificados na noite desta quarta-feira (11). A cerimônia foi realizada no auditório do Paço Municipal e contou com a presença de amigos e familiares dos formandos.

O maior projeto de qualificação profissional da história do município é realizado por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Assistência Social e Habitação, e conta com a parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – o Senai.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Todos os cursos são oportunidades de expandir o conhecimento dos alunos. “São novas chances, e agora serão mais portas abertas”, pontua prefeito Miguel Vaz.

Pelo Programa Qualifica Lucas do Rio Verde, são ofertadas 1.000 vagas de qualificação profissional em 11 áreas de conhecimento, sendo elas: Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Metalmecânica, Eletroeletrônica, Automotiva, Marceneiro de Móveis e Esquadrias, Logística, Gestão, Refrigeração e Climatização, Têxtil e Vestuário, TI e Hardware.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“Isso é muito importante para quem está começando, e para ter oportunidades, precisamos de pessoas qualificadas. O prefeito Miguel Vaz está de parabéns por apostar no desenvolvimento econômico”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Foram concluídos os cursos de Padeiro, Mecânico de Motocicletas, Eletricista de Instalações Prediais, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Instalador de Drywall e Gesso, Operador de Processos de Distribuição Logística, Salgadeiro, Assentador de Revestimento Cerâmico, Costureiro Industrial do Vestuário e Instalador de Sistemas Fotovoltáicos.

“É um privilégio fazer parte da história dessas pessoas, todo esse crescimento está diretamente ligado ao Cras, ao Creas, as famílias que realmente precisam. Sempre falamos que o conhecimento não ocupa espaço na vida, ele só veio para somar, ajudar na renda familiar e na condição de vida de cada formando desta noite”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Ao todo, já foram entregues 224 certificados referentes aos primeiros alunos dos cursos do Qualifica Lucas do Rio Verde.

“O curso me agregou muito, usarei para me auxiliar na vida e no meu emprego. Certamente, com um curso voltado para minha área, eu conseguirei agregar muito, inclusive na renda. Eu me formei em Instalador de Drywall e Gesso, estou feliz e me sentindo ainda mais capaz para executar meu trabalho”, diz Alciney Anderson dos Reis.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Capacitações marcam a criação do protocolo de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Publicado

em

Por

Três encontros com capacitação marcaram a criação do “Protocolo Municipal de Atendimento às Mulheres em situação de Violência” em Lucas do Rio Verde. A inciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e habitação, com participação de conselhos e órgãos ligados a proteção da mulher.

“A criação do protocolo de atendimento à mulheres vítimas de violência é de suma importância, pois além de fortalecer a rede de enfrentamento, vai mapear os dados das vítimas e trabalhar preventivamente”, salientou a primeira-dama, Janice Ribeiro, sobre a importância do protoloco.

“Houve três momentos onde tratamos como funciona esse protocolo, qual o papel de cada instituição dentro do atendimento à mulher e a utilização da ficha Sinan para que possamos ter dados precisos do número de violências que ocorreram em Lucas do Rio Verde e, para que desce possibilidades para nós tomarmos decisões mais assertivas de trabalhos preventivos”, explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti Rezende.

O documento contou com a participação das seguintes instituições: Poder Judiciário, Promotoria, Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Bombeiros, as unidades de referências da assistência social, CRAS, CREA, Secretaria de Saúde, Educação, Segurança Pública, Rede de Enfrentamento à Violência, entre outros.

O protocolo deve auxiliar em estudos e no direcionamento de ações em defesa da mulher, como explica a secretária. “Esse protocolo traz uma contextualização da questão da violência contra a mulher, mas também vai trazer para a sociedade um documento técnico de como está estruturado os serviços, qual o papel de cada um, qual o encaminhamento que cada um realiza. Então isso facilita na hora das definições dentro da própria rede. E assim, futuramente, nós queremos também construir uma cartilha que vai trazer de uma forma mais simples todo esse percurso”, acrescentou Gisele.

As capacitações contaram com a participação da psicóloga, Paula Sanches, Silva Denck, que falou sobre o atendimento. “Nas capacitações focamos especificamente sobre fluxos de atendimento, o fluxo interno de cada unidade, como que seria dado atendimento, desde a porta de entrada, demanda espontânea, até os encaminhamentos que é feito a vítima de violência, até chegar na porta final, que é o CREAS, o atendimento com essas mulheres vítimas de violência”, observou Paula.

As atividades também fazem parte das ações dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a Mulher. “Vem de encontro aos 21 dias porque é mais um instrumento que temos para embasar o serviço que já executamos, e mostrar para as pessoas como funciona esse serviço. É basicamente esse o fundamento do protocolo”, salientou a profissional.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora